Esporte

Foto: Divulgação

A Federação Tocantinense de Basketball (FTB) elegeu, no último sábado, 13, em Palmas/TO, a nova diretoria para o quadriênio 2017/2021, encabeçada pelo presidente Rafael Sulino (24 anos) - considerado o presidente de federação de basketball mais jovem do País - e pelo vice-presidente Murilo Klebis, de 38 anos.

Ciente da responsabilidade que tem pela frente, o novo presidente sabe que o trabalho para fortalecer o basquete no Estado será árduo. “A luta será grande, mas já aprendi uma coisa na vida, ou seja, só com vontade nós conseguimos fazer todas as coisas necessárias. O compromisso é resgatar a credibilidade do basquete no Tocantins, visto que temos um grande potencial no Estado, que já relevou uma série de nomes para o cenário nacional, sem falar no maior projeto social brasileiro voltado ao basquete (AGAB), com cerca de 2700 crianças, que é realizado no Estado”, comenta Rafael Sulino.

Segundo o novo presidente, seu compromisso será resgatar a credibilidade e incentivar, principalmente, a iniciação esportiva, “fomentando de várias formas, ou seja, incentivando as equipes, promovendo competições e festivais, trazendo cursos, entre outras ações. Como não tenho como abraçar tudo de uma vez, o compromisso inicial será mesmo o de resgatar a credibilidade, mostrando uma gestão semelhante a da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), correta, honesta e agindo sempre com transparência”, acrescenta Sulino.

O diretor executivo da Confederação Brasileira de Basketball (CBB), Marcelo Sousa, que esteve presente para acompanhar o pleito de perto, tem boas expectativas para o basquete tocantinense. “Desejo muito sucesso aos jovens Rafael e Murilo, além de toda sua diretoria, nesta empreitada importante no comando da Federação do Tocantins, que certamente vai evoluir e crescer daqui para frente. Tenho certeza que este novo grupo de amantes do basquete vai revolucionar o nosso amado esporte nesse próspero estado”, explica Sousa, que enalteceu o projeto social mantido pelo jurista Ricardo Vicente da Silva, da Associação Gurupiense de Amigos do Basquetebol (AGAB), que conta com cerca de 2700 jovens.

Rafael Sulino, enalteceu o bom entendimento e o contato bem próximo com a atual diretoria da CBB. Segundo o novo presidente, o relacionamento com a Confederação Brasileira já está sendo e sempre será bastante amistoso. “Mesmo antes de ser eleito para presidir a FTB, fiz contato com a sua diretoria: Guy Peixoto Junior (presidente) e Marcelo Sousa (diretor executivo). Logo senti que eram pessoas corretas e com as quais me identifiquei bastante, por isso, a nossa gestão vai trabalhar em conjunto com a CBB, uma vez que queremos melhorar o basquete tocantinense e sabemos que sem este apoio tudo fica mais difícil”, disse.

Diretoria

Os demais integrantes da nova diretoria da Federação Tocantinense de Basketball (FTB) são: Henrique Castilho (diretor técnico), Ricardo Carreira (diretor secretário), Alyson Zarlei (diretor tesoureiro), Ilsena Mesquita (diretora de basquete feminino) e Iago Vinicius (diretor médico). Já o Conselho fiscal efetivo: Fernando Torres, Leandro Rodrigues e Rafael Goloni. E o Conselho fiscal suplente: Anderson Patrick, Yuri Nery e Rogério Almirao.