Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Nielcem Fernandes

Grupos musicais, missa na capela, café da manhã servido por voluntários, benção para as mães e um almoço com cardápio especial marcaram o Dia das  Mães no maior hospital público do Tocantins, o Hospital Geral de Palmas (HGP). Durante o almoço, as mães receberam mensagens e puderam assistir a apresentação musical dos grupos Seja Luz e PG HGP.

A servidora da enfermaria e mãe, Marineides Carneiro,  se surpreendeu com o almoço especial.“O almoço foi lindo, maravilhoso e todos estão de parabéns! Estamos muito felizes, com música e muita emoção nesta data”, declarou.

O voluntário Alan Bruno Sousa Carvalho, membro do grupo Seja Luz, da Igreja Adventista, participou da apresentação musical no refeitório da unidade e falou o quanto a ação é importante. “Estamos aqui com muito amor e carinho. Nós sabemos que muitas mães estão passando o Dias das Mães feliz lá fora, enquanto outras estão aqui no hospital com o filho internado. Trouxemos a música, porque ela toca na alma, leva emoção”, afirmou.

A responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, destaca a emoção que muitas mães puderam sentir.  “Com a ajuda de voluntários, trouxemos música para o ambiente do refeitório. Nossa intenção foi oferecer um  dia especial para estas mães  que fazem parte da rotina do HGP,  servidoras, acompanhantes e pacientes”, disse. .

O diretor administrativo do HGP, Leonardo Toledo, lembrou que a programação especial é uma forma de homenagear aquelas que sempre estão prontas para ajudar.  “Foi uma forma de homenagear a todas as mães pelo seu dia e  dedicar o nosso carinho para elas. Agradecemos aos voluntários e aos profissionais envolvidos de diversos setores do HGP”, afirmou.

Entrega de lembranças na UTI

No sábado, profissionais da Unidade de Terapia  Intensiva (UTI) distribuíram lembrancinhas para as mães. A técnica de enfermagem Lucília Ramos, que atua na UTI, ficou contente com a iniciativa “É maravilhoso porque tem uma equipe multiprofissional que faz de tudo para nos ver felizes durante os momentos que estamos aqui. Receber estas lembrancinhas é uma demonstração de carinho’, disse.

A profissional da UTI, Monica Candido Fontes, também falou da satisfação de proporcionar  este momento para as mães. “Queríamos homenagear as mães, mas principalmente que fosse com um trabalho que envolvesse toda a equipe. Há uma semana nós, da equipe multiprofissional da UTI, nos reunimos para começar a confeccionar as flores da decoração. Foi um momento muito especial. Algumas flores não saíram tão perfeitas, mas a equipe se surpreendeu com o que confeccionaram para a ornamentação. A UTI é um local envolto de muita tensão, mas neste momento foi possível trazer um pouquinho de alegria valorizando o trabalho de cada mãe naquele lugar”, enfatizou.