Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Núcleo Especializado de Defesa da Saúde da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (Nusa), identificou nas vistorias realizadas nos hospitais públicos do Estado a falta de tecido para forrar os colchões nas macas e cadeiras, roupas dos pacientes e principalmente para os profissionais de saúde, que relatam a paralisação de procedimentos cirúrgicos por falta dos tecidos em todos os setores dos hospitais.

O Nusa, objetivando garantir o acesso digno a saúde, recomendou a regularização do fornecimento dos tecidos ao Secretário Estadual de Saúde, no último dia 11, de forma imediata.

A recomendação foi realizada pelos Defensores Públicos Felipe Lopes Barboza Cury, coordenador do Nusa, e Arthur Luiz Pádua Marques, titular da 30ª Defensoria Pública de Saúde da Capital.

O HGPP – Hospital Geral Público de Palmas, conta com estrutura física e de pessoal para realizar a confecção da rouparia, necessitando apenas da aquisição do tecido.

A falta do material agrava o quadro clínico e pode ser causa do óbito dos pacientes em virtude da não realização dos procedimentos adequados a cada patologia, pela falta de campo cirúrgico, ou seja, roupas e tecidos necessários à realização dos procedimentos.

Para o coordenador do Nusa, defensor público Felipe Cury, falta gestão. “Observando pontualmente, o custo deste material se comparado aos custos de tratamentos que estão sendo negligenciados pelo ente estatal, não por falta de materiais ou medicamentos de alto custo, mas por uma nítida falta de gerenciamento do Sistema Único de Saúde, vez que simplesmente a Secretaria da Saúde não consegue comprar tecido suficiente para atender a demanda”, relatou o Defensor Público.