Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Foto: Nielcem Fernandes

Estimular a doação de leite materno, promover debates sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, e divulgar os bancos de leite humanos são alguns dos objetivos da Semana Estadual de Doação de Leite Materno, que acontece de 19 a 25 de maio.

Em alusão a semana, Palmas e os municípios de Araguaína, Gurupi e Porto Nacional terão programação variada. Em Palmas, a abertura da semana acontece nesta sexta, a partir das 9 horas, no auditório do Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR). No Estado, existem três bancos de leite, sendo eles em: Araguaína, Palmas e Gurupi, além de dois postos de coleta: no Hospital e Maternidade Dona Regina, em Palmas, e Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do hospital, Walkíria Pinheiro, a semana é um momento especial de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano. Assim como, uma iniciativa a mais para a proteção e promoção do aleitamento materno. “É uma oportunidade de divulgar para sociedade a importância da doação do leite materno e como ele faz a diferença na vida dos bebês internados nas unidades neonatais. O leite é mais que um alimento, é um medicamento que ajuda na recuperação dessas crianças”, pontuou a coordenadora.

Na sexta-feira também acontece a gincana de arrecadação de frascos para o Banco de Leite Humano na Escola Militar dos Bombeiros (Cemil) e visita de profissionais da Atenção Básica para conhecer o Banco de Leite do HMDR, a partir das 7 horas.

A programação conta também com cursos de aleitamento materno e palestras sobre doação, entre os dias 22 e 24, sendo que no dia 22 acontece a Abertura da Semana do Bebê de Palmas, na Unidade de Saúde Valéria Martins Pereira, localizada na Quadra 1.206 Sul.

Programação

Já em Araguaína, Norte do Estado, também haverá a exposição de stands, palestras e a “Hora do Mamaço”, no dia 21, a partir das 16 horas, no Parque Cimba, tendo como público alvo mães nutrizes, doadoras de leite e comunidade em geral.  

No Sul do Estado, em Gurupi, a coordenadora do banco de leite Hospital Regional de Gurupi (HRG), Gisela Guadalupe, explicou que na sexta a equipe deverá disponibilizar em um canal da internet um vídeo com orientações às mães sobre como realizar a ordenha. “Também iremos entregar certificados para as doadoras de 2017, uma forma de reconhecimento”, enfatizou.

Para doar, as mães devem ligar para o banco de leite, quando serão orientadas sobre como proceder.

Unidades e pontos de coletas do Banco de Leite

Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do Tocantins – Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos - Endereço: ACNE 1, Conj. 04, Lote 36/38, -Palmas – TO. Unidade aberta 24 horas.

Posto de Coleta de Leite Humano na Unidade Básica de Saúde, na Quadra 403 Norte – Endereço: Quadra 403 Norte, Alameda 01, APN 40 – Palmas – TO. 

Banco de Leite Humano – Hospital Dom Orione – Endereço: Rua Dom Orione, Nº 100 - Centro, Araguaína - TO, ramal 2358.

Banco de Leite Humano - Hospital Regional de Gurupi – Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Nº 1541 – Setor Central - Gurupi – TO.

Posto de Coleta de Leite Humano Dona Marly - Hospital Materno Infantil Tia Dedé – Endereço: Rua Raquel de Carvalho, Nº 143, Jardim Brasília – Porto Nacional – TO.