Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual tocantinense César Halum (PRB) saiu em defesa, nesta sexta-feira, 19, de eleições diretas para redefinir o governo brasileiro. O posicionamento do parlamentar tem como motivação a crise pela qual o País atravessa, com o envolvimento de políticos do alto escalão, incluindo o presidente da República, Michel Temer (PMDB) em denúncias de corrupção.

“A crise que estamos enfrentando no Brasil é política, institucional e moral. Criou-se um clima muito ruim de disputa entre os dois grupos políticos que dominam o Brasil nas ultimas décadas. Um grupo não aceita o outro governar e vale tudo para impedir, não importando as consequências para o País”, analisou o deputado em entrevista ao site Conexão Tocantins.

Para ele, a realização de eleição direta é a única alternativa para o Brasil voltar a se estabilizar e a crescer. O deputado demonstra preocupação com o outro cenário possível diante da crise instalada, que é a realização de eleição indireta – quando o Congresso Nacional elege o presidente. “Numa crise moral pela qual passa o Congresso, não é possível que se faça uma eleição indireta”, argumentou Halum.

O PRB, sigla do parlamentar, possui 23 deputados federais e hoje compõe a  base aliada a Michel Temer. De acordo com Halum, está prevista para a próxima segunda-feira, 22, uma reunião entre os parlamentares para tratar do posicionamento da legenda. “Eu vejo a bancada dividida. Uma parte quer sair do governo imediatamente, outros querem aguardar os desdobramentos para poder se posicionar. Pessoalmente, eu acho que temos [o PRB] que criar estrutura e tocar sozinhos. A gente assumir responsabilidade dos outros não nos leva a lugar nenhum. As alianças são importantes, mas alianças que tragam desgaste são desnecessárias. Não podemos assumir uma culpa de algo que não fomos nós que fizemos”, afirmou.

Com a crise gerada pela delação do empresário Joesley Batista, da empresa JBS, já desembarcaram da base do Governo o PPS, PSB e PTN.

Eleição direta

Cesar Halum não está sozinho na defesa de eleições diretas. Partidos tidos como de esquerda também se mobilizam. Nas redes sociais, desde que veio à tona a gravação de conversa entre Michel Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS, dando aval para pagamentos ao ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para comprar seu silêncio, muitas pessoas têm se manifestado, inclusive convocando manifestações que têm como pautas Fora Temer, Eleição Direta, Fim do Foro Privilegiado e em apoio ao Combate à Corrupção.