Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Senador Ataídes Oliveira quer a instalação de uma CPMI para investigar irregularidades envolvendo a JBS

Senador Ataídes Oliveira quer a instalação de uma CPMI para investigar irregularidades envolvendo a JBS Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Senador Ataídes Oliveira quer a instalação de uma CPMI para investigar irregularidades envolvendo a JBS Senador Ataídes Oliveira quer a instalação de uma CPMI para investigar irregularidades envolvendo a JBS

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), leu, nesta última quinta-feira (25), requerimento do senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO) que pede a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar irregularidades envolvendo a empresa JBS e sua holding, a J&F, incluindo as operações financeiras com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir de 2007.

Os aportes do BNDES à JBS estão sob investigação da Polícia Federal, que deflagrou, neste mês de maio, a Operação Bullish. Há indícios de que as operações foram executadas sem exigência de garantias e com a dispensa indevida de prêmio contratualmente previsto, o que teria gerado um prejuízo de aproximadamente R$ 1,2 bilhão aos cofres públicos.

“Essa CPMI tem muito a investigar. Além dos aportes suspeitos que o grupo dos irmãos Batista recebeu do BNDES e da BNDES-Par, também vai estar na mira da comissão o ganho bilionário do grupo com compra de dólares e venda de ações às vésperas do vazamento das gravações de conversas com o presidente Temer. Eles vão ter que explicar tanta ‘esperteza’”, afirmou Ataídes.

Delação premiada

A CPMI deverá analisar ainda os termos e condições e a fiscalização das delações premiadas firmadas com o Ministério Público e homologadas pelo Supremo Tribunal Federal. Ataídes quer entender por que os acordos que beneficiaram os irmãos Joesley e Wesley Batista têm multas de baixo valor, sem pena de prisão e monitoramento eletrônico, com permissão inclusive para viagens ao exterior. “Foi um acordo de delação super, hiper, mega premiada, que deixou bandidos confessos livres, leves e soltos”, comentou o parlamentar

A existência de um cartel no mercado de proteínas animais, gerando prejuízos aos produtores rurais em decorrência desse monopólio, e a existência de irregularidades fiscais perante os governos estaduais e federal, num débito com a Previdência estimado em quase R$ 2 bilhões, também serão objeto de investigação.

O requerimento da CPMI foi assinado por 32 senadores e 206 deputados. Depois da conferência das assinaturas, a comissão será definitivamente instalada.