Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Clima azedou entre Laurez Moreira e Josi Nunes

Clima azedou entre Laurez Moreira e Josi Nunes Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Clima azedou entre Laurez Moreira e Josi Nunes Clima azedou entre Laurez Moreira e Josi Nunes

O programa Ação Global, evento realizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em Gurupi/TO, no último sábado,  27, foi palco para um embate político entre dois até então aliados, o prefeito do município, Laurez Moreira (PSB), e a deputada federal Josi Nunes (PMDB), cuja mãe é a vice-prefeita da cidade. O conflito ficou evidenciado em meio a um bate-boca entre os dois, que, posteriormente, foi motivo de desabafo público da parlamentar via rede social (Facebook). Nesta segunda-feira, Laurez Moreira emitiu nota sobre o ocorrido.

Josi aponta supostos descumprimentos de compromissos de campanha que teriam sido firmados pelo prefeito. “Hoje é desses dias em que perdi o controle, e isso é muito difícil de acontecer. E posso dizer que estou com muita raiva nesse momento. Raiva de arrependimento de não ter ouvido o meu partido em Gurupi. E ter bancado uma posição, pois apesar de várias decepções ao longo desses últimos anos, continuava acreditando em pessoas que só pensam em si, que não são solidárias, não respeitam as pessoas e não cumprem compromissos”, diz a deputada, sem citar o nome do prefeito. E continua “Infelizmente Tem políticos que só buscam se aproximar de você quando precisam, mas esses políticos não são a maioria, são minorias e as pessoas mais cedo ou mais tarde acabam por conhecer sua índole (sic)”.

Josi Nunes ainda se desculpou pelo que chamou de “cena medíocre”, referente à discussão com o prefeito. “Desculpe o desabafo, mas nunca tinha sentido tanta raiva, decepção, indignação e arrependimento como hoje. Perdi o controle publicamente, peço desculpas as pessoas que tiveram que assistir uma cena medíocre, mas a paciência esgotou”.

Nos bastidores, outros motivos são apontados para o desentendimento entre eles:  a aproximação do prefeito com a senadora Kátia Abreu (PMDB) e críticas do prefeito ao governo Marcelo Miranda (PMDB). Estes são citados pelo prefeito na nota emitida à imprensa. “Temos deveres assumidos com o povo gurupiense, não podemos ser impedidos de cobrar do Governo Estadual, o cumprimento de seus compromissos para com a cidade de Gurupi.  Atualmente, o Estado deve R$ 8.212.276.43 ao nosso Município, em face da ausência de repasses legais  nas áreas da Saúde e Educação, nos levando ao sacrifício e à exaustão financeira e  administrativa para continuarmos mantendo escolas e unidades de saúde em funcionamento. Não podemos também proibir que outros deputados e senadores trabalhem por Gurupi. Todos que querem nos ajudar a desenvolver este município vão continuar sendo muito bem-vindos”, disse o prefeito.

Esta briga pode ser a gota d’agua para o rompimento, o que vai alterar consideravelmente a configuração do quadro político da cidade de Gurupi, terceiro maior colégio eleitoral do Tocantins. Josi Nunes é filha da ex-deputada federal e vice-prefeita da cidade, Dolores Nunes, a quem a deputada se refere em seu desabafo como sendo uma das pessoas que a avisaram sobre o que chama de "erro cometido". "Não dá para consertar o erro, mas dá para corrigir novos caminhos. Não vou ainda dá (sic) nome aos bois ou tomar uma posição, pois vou ouvir meu partido e nosso líder maior o governador Marcelo Miranda".

Confira o desabafo de Josi Nunes publicado logo após o bate-boca com Laurez em Gurupi

“Olá! Este ano é um ano em que apesar das dificuldades vividas pelo Brasil e em nosso mandato no Congresso ,é um ano em que me encontro mais segura, mais confiante. Agradeço a Deus todos os dias por tudo que me ajudou a conquistar. Digo sinceramente que sou uma pessoa feliZ. Tenho saúde, disposição, amo trabalhar e estar com as pessoas. Ando quilômetros para participar de uma reunião, de uma missa, culto, eventos, aniversário, velório...pois em qualquer lugar eu ouço as pessoas, seu sofrimento, sua dificuldade ... e uso tudo q posso para ajudar, tanto nas ações micro como macro. Acima de tudo respeito às pessoas, e procuro atender da melhor forma possível. Não sou perfeita, já rodei a baiana algumas vezes , mas quando isso acontece é porque todo o limite de paciência e tolerância esgotou, é porque já passei muita raiva guardada, muita humilhação aceita, muitas vezes em nome daqueles que precisam e que desejo proteger.

Hoje é desses dias em que perdi o controle, e isso é muito difícil de acontecer. E posso dizer que estou com muita raiva nesse momento. Raiva de arrependimento de não ter ouvido o meu partido em Gurupi. E ter bancado uma posição, pois apesar de várias decepções ao longo desses últimos anos, continuava acreditando em pessoas que só pensam em si, que não são solidárias, não respeitam as pessoas e não cumprem compromissos.! Tem compromissos que eu não pude assumir, pois não dependia só de mim, mas quando depende de mim, cumpro, mesmo que não seja na totalidade das demandas. Mas procuro encontrar saídas, da alguma resposta. Infelizmente Tem políticos que só buscam se aproximar de você qdo precisam, mas esses políticos não são a maioria, são minorias e as pessoas mais cedo ou mais tarde acabam por conhecer sua índole.

Hoje eu , apesar de ter sido avisada inúmeras vezes, principalmente por minha mãe, Dolores Nunes, reconheço o erro cometido. Não da para consertar o erro, mas da para corrigir novos caminhos. Não vou ainda dá nome aos bois ou tomar uma posição, pois vou ouvir meu partido e nosso líder maior o Gov Marcelo Miranda.

Desculpe o desabafo, mas nunca tinha sentido tanta raiva, decepção, indignação e arrependimento como hoje. Perdi o controle publicamente, peço desculpas as pessoas que tiveram que assistir uma cena medíocre, mas a paciência esgotou.

A vida continua, vamos ao trabalho.” (sic)

 Confira agora a íntegra da nota publicada pelo prefeito sobre o assunto:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – PREFEITO DE GURUPI LAUREZ MOREIRA

Diante das últimas declarações, venho a público esclarecer que sempre tive pela Deputada Federal Josi Nunes respeito e também gratidão, mas, na condição de prefeito de Gurupi, não posso permitir que interesses partidários se sobreponham aos interesses da população.

Temos deveres assumidos com o povo gurupiense, não podemos ser impedidos de cobrar do Governo Estadual, o cumprimento de seus compromissos para com a cidade de Gurupi.  Atualmente, o Estado deve R$ 8.212.276.43 ao nosso Município, em face da ausência de repasses legais  nas áreas da Saúde e Educação, nos levando ao sacrifício e à exaustão financeira e  administrativa para continuarmos mantendo escolas e unidades de saúde em funcionamento.

Não podemos também proibir que outros deputados e senadores trabalhem por Gurupi. Todos que querem nos ajudar a desenvolver este Município vão continuar sendo muito bem-vindos!

Entendemos ainda, ser sagrada, a pontualidade do pagamento do funcionalismo público municipal; o pagamento de reposições salariais; o pagamento do 13º em dia, como estamos fazendo desde o primeiro dia do nosso primeiro mandato. E assim pretendemos continuar fazendo, por isso, neste momento de dificuldade orçamentária não podemos inchar a máquina administrativa fazendo novas contratações, temos a Lei de Responsabilidade Fiscal a cumprir e os salários dos nossos funcionários a honrar, medidas essas necessárias mesmo que venha em desencontro aos interesses de alguns.

Laurez Moreira - Prefeito de Gurupi