Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O objetivo é fortalecer o trabalho e auxiliar no desempenho das atividades referentes ao programa

O objetivo é fortalecer o trabalho e auxiliar no desempenho das atividades referentes ao programa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação O objetivo é fortalecer o trabalho e auxiliar no desempenho das atividades referentes ao programa O objetivo é fortalecer o trabalho e auxiliar no desempenho das atividades referentes ao programa

O Setor de Gerência de Alimentação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, com coordenadores de apoio das unidades escolares que compõem as Diretorias Regionais de Educação (DRE) de Dianópolis e Arraias, formação continuada sobre o Programa de Alimentação Escolar.

O curso, que teve início às 8 horas desta segunda-feira, 29, acontece no Colégio João D’Abreu, em Dianópolis e conta com a participação de 48 cursistas de 42 unidades escolares. A formação, que encerra às 18 horasdesta quarta-feira, 31, terá carga horária de 24 horas e é ministrada pelas nutricionistas da rede estadual de ensino, Patrícia Oliveira Barcelos e Marta Emiliana Mesquita Martins, e pelas pedagogas Fabricia Neli e Deise Aires Nunes.

O objetivo da formação é fortalecer o trabalho e auxiliar no desempenho das atividades referentes ao Programa de Alimentação Escolar. De acordo com Cláudia Santana França, assessora regional de Apoio às Escolas de Dianópolis, a formação era um desejo antigo de todos os servidores. “Tanto as escolas quanto as Regionais, nos sentimos fortalecidos com o apoio e as orientações repassadas. Essa troca de experiências entre os servidores das unidades é de suma importância para todos, é um momento de enriquecimento das práticas desenvolvidas”, disse. A assessora regional destacou outro fator importante na formação, que é o olhar pedagógico sobre o programa.

“Essa formação é mais uma oportunidade de aprendizado, interação e, principalmente, qualificação da equipe. Estamos felizes com o envolvimento e compromisso de todos em preocupar-se com a qualidade da alimentação ofertada nas unidades da rede pública. Precisamos conscientizar sobre a necessidade de um cardápio balanceado, o que proporciona maior qualidade de vida aos estudantes”, frisou a pedagoga da Gerência de Alimentação e palestrante, Fabrícia Nieli.

Conforme o depoimento da coordenadora de Apoio Financeiro da Escola Estadual Joca Costa, Ana Lúcia Inocente Ribeiro, “no curso, além da teoria, estamos vendo também a prática, por meio de oficinas que possibilitam uma visão amplificada. De forma didática, o curso nos permite aprender e melhorar não apenas na teoria”, concluiu. Além dos coordenadores de apoio, participam da formação as técnicas da DRE de Dianópolis, Sueli Santina e Quezia Katiane Bispo, e a nutricionista Izabel Oliveira.