Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) lançou o Projeto "Praia Segura" que qualifica as praias do Tocantins, que atenderem aos requisitos de segurança propostos, com o selo Praia Segura para a temporada 2017. A proposta do projeto é padronizar a sinalização de segurança obrigatória nas praias, identificar por meio de placas de sinalização afixadas nas praias as áreas destinadas a banhistas, embarcações, de riscos e de lazer. O CBMTO também deu início ao treinamento para os militares que atuarão na Operação Temporada de Praia.

O selo Praia Segura só será concedido pelo Corpo de Bombeiros aos municípios que atenderem a norma 1.787 que tem como prioridade oferecer segurança dos banhistas e frequentadores das praias do Tocantins. Entre os itens que uma praia segura deve ter estão: elementos de sinalização obrigatórios como delimitação com bóias; sinalização com bandeiras e placas acessíveis aos visitantes.

“O projeto visual foi desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros e é padronizado para todas as praias do Tocantins. Só após receberem qualificação positiva os municípios terão acesso ao selo e suas praias qualificadas como praia seguras para os banhistas”, destacou o comandante operacional do CBMTO, tenente coronel, Carlos Eduardo Farias.

Treinamento

Durante toda a semana os bombeiros participam de um treinamento específico para temporada de praias que acontece nas praias da capital. Como em anos anteriores nesta temporada os militares realizarão atividades preventivas nas praias do Tocantins junto aos guarda-vidas civis.

Dados de atendimentos 2016:

Número de Praias atendidas: 30

Estimativa de público: 314.000 pessoas

Número de Atendimentos: aproximadamente 18.000