Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Antônio Gonçalves

O deputado estadual Paulo Mourão (PT) esteve na manhã desta terça-feira, dia 30, em audiência na Secretaria de Estado da Saúde, acompanhando o presidente Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE) de Porto Nacional, o médico Eduardo Manzano e a diretora Geral do Hospital Padre Luso de Palmas, Maria Alice de Araújo.

O parlamentar foi buscar apoio do secretário da Saúde, Marcos Musafir, no sentido de atender às demandas, referentes ao Hospital Padre Luso, como a finalização de repasses dos recursos da Secretaria para a conclusão das obras do hospital, além do pedido de disponibilidade para que a Secretaria possa conceder servidores, sendo dois para os quadros de técnico de enfermagem, dois auxiliares administrativos e um farmacêutico. Já para o Centro de Educação e Recuperação Infantil Luiza da Silva (CERI) de Porto Nacional, foi solicitada a disposição de uma assistente social, uma técnica de enfermagem e duas cuidadoras para continuar mantendo os serviços do Centro, ambos mantidos pela Comsaúde.

A audiência, segundo o deputado, tem também a finalidade de levar ao conhecimento do secretário da Saúde os serviços prestados pela entidade. “O Secretário precisa conhecer a realidade e a grandeza dos trabalhos promovidos pela Comsaúde, que é exemplo para o país. A entidade que atua no estado do Tocantins desde a década de 60, precisa de incentivos para o fortalecimento de suas ações. Os trabalhos prestados são de suma relevância na área saúde, que vem auxiliando a abrangência do SUS e dando suporte aos atendimentos à população que busca o serviço de saúde pública”, destacou.

O presidente da Comsaúde, Eduardo Manzano, disse que foi fundamental a participação do parlamentar no pedido de apoio aos problemas enfrentados pela entidade que vem há 48 anos executando programas de saúde e recuperação nutricional. “Foi muito importante essa participação do deputado aqui conosco, dando o seu apoio e intermediando o diálogo com o secretário da Saúde que se colocou à disposição para ajudar a resolver alguns problemas sérios que a entidade vem demandando”, observou.

Já a diretora geral do Hospital Padre Luso, Maria Alice de Araújo, disse que a reunião foi positiva e destacou a importância da participação do deputado Paulo Mourão para fortalecer os pedidos. “Paulo Mourão tem sido o nosso parceiro e apoiador, então a sua participação hoje aqui conosco, reforça os pedidos e fortalece a nossa luta, que tem sido grande, porque nós estamos passando dificuldades enormes na entidade nesses últimos três anos, por não conseguimos mais recursos internacionais para manter os trabalhos. Então nós temos que conseguir agora esse apoio aqui no Estado”, reforçou a Diretora, destacando ser a primeira participação de um parlamentar que conhece a entidade como um todo, nas intermediações de demandas importantes.

O secretário de Saúde, Marcos Musafir, disse que vai levar os pedidos aos órgãos da área técnica e jurídica da saúde para tentar buscar uma solução e colaborar para os trabalhos desenvolvidos pela Comsaúde. “É importantíssimo esse trabalho social feito por esta entidade, ele supre uma real necessidade hoje da população. Então a nossa vontade e intenção é tentar encontrar caminhos para poder contribuir e colaborar”, declarou.

Já em relação à questão da obra do hospital Padre Luso, que está parada por falta de liberação dos recursos, Musafir disse que a “obra será paga em três parcelas, sendo que a primeira já foi paga”. Quanto ao pedido de pessoal, o secretário disse que “vai ver a possibilidade de remanejar os recursos humanos solicitados pela entidade, para ampliar os serviços gratuitos feitos à população que para ele são muito importantes para o fortalecimento das ações da saúde”.