Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil no Tocantins, composto por 51 membros eleitos na I Conferência Extraordinária no último dia 29 de abril, reuniu-se no último sábado, 24 de junho e definiu uma Comissão Política composta por 21 membros e um secretariado de 15 membros. 

A direção eleita deliberou que Nésio Fernandes, médico e atual secretário da Saúde de Palmas/TO, será reconduzido à presidência estadual do partido e que Waldson da Agesp, 8° candidato mais votado nas últimas eleições para vereador na capital, assuma a vice-presidência estadual do partido. Para o presidente reeleito, a experiência eleitoral e maturidade política do vereador Waldson da Agesp o gabarita para ser o construtor e articulador da chapa própria do partido para deputado estadual nas eleições em 2018.

O economista Francisco Viana Cruz, ex-presidente do Conselho Regional de Economia e professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), organizador dos dois Planos de Governo do prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), foi indicado para participar da Comissão Política Estadual e para conduzir os trabalhos da Fundação Maurício Grabois no Tocantins.

Já o ex-presidente da União da Juventude Socialista (UJS-TO), diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Carlos Elias Benevides de Oliveira, assumirá a tarefa como secretário de Organização do Partido.

Assuntos Sindicais

Com o desafio de requalificar a intervenção dos comunistas no movimento sindical no Estado, Claudean Pereira Lima, presidente do Sindicatos dos Profissionais de Enfermagem do Tocantins (SEET) e membro da Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB), conduzirá a Secretaria de Assuntos Sindicais.

Outros Cargos

Dorineide Assunção, militante do MTST e do movimento de reforma urbana no Tocantins, assumirá a tarefa de organizar a política de financiamento do Partido. Já o educador e atual secretário de Educação da Prefeitura de Palmas, Danilo de Melo Souza, assumirá a condução dos trabalhos regionais da Escola Nacional do PCdoB “João Amazonas”.

O advogado Edy Cesar, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-TO e professor universitário, presidirá a condução da organização dos trabalhos do partido na Região Norte do Estado do Tocantins.

O militante do PCdoB, Emival Dalat, acompanhará os trabalhos da UJS nos movimentos de juventude e o comunicador social e produtor audiovisual, Cesar Luis Martins Barreto (Piva), conduzirá os trabalhos de comunicação e propaganda do partido no Estado.

Maria Luiza Gomes, atual coordenadora estadual da UBM no Tocantins, organizará o movimento negro nas esferas de atuação do PCdoB.

Fora Temer

Durante o encontro, após apresentar a nota da Comissão Política Nacional, “Fora Temer, Diretas Já!”, foi realizado debate sobre a atual conjuntura e os desafios estratégicos do partido no Brasil e no Tocantins. Foi deliberado sobre o lançamento no Tocantins de uma Frente Social, Parlamentar e Política na defesa das eleições gerais e contra as reformas do governo Michel Temer, definidas pela direção como ultraliberais. A frente deverá reunir setores da intelectualidade regional, lideranças religiosas e tradicionais dos movimentos sociais para organizarem um grupo de ações que ampliem o alcance social do debate das contrarreformas de Temer e a necessidade de eleições gerais no Brasil.

Veja a composição atual e atuação da Direção Eleita:

1.      Nésio Fernandes De Medeiros Junior

2.      Waldson Pereira Salazar

3.      Carlos Elias Benevides De Oliveira

4.      Dorineide dos Santos Rodrigues Assunção

5.      Cassius clay Assunção Fonseca

6.      Claudean Pereira Lima

7.      Cristina Rosa De Aguiar

8.      Cesar Luis Martins Barreto (PIVA)

9.      Emival Dalat

10.  Rahissa Pelles

11.  Danilo De Melo Souza

12.  Francisco Viana Cruz

13.  Edy César dos Passos Júnior

14.  Germana Pires Coriolano

15.  Maria Luiza Gomes da Silva

16.  Maria Aparecida Roseno Lira Martins

17.  Amanda Texeira

18.  Fabio Renato de Sousa Diehl

19.  Juacir De Sousa Ribeiro

20.  Magno Montel

21.  Nahete de Alcântara Silva

22.  Ulisses Vasconcelos

23.  Ivanete Pereira Silva Lima

24.  Telma Correia

25.   Assis Oliveira

26.  Alailson Aguiar

27.  Dirceu Ferraz De Oliveira Junior

28.  Professora Ivany

29.  Rodolfo Costa Botelho

30.  Ruilteblam De Sousa Brito

31.  Jeremias Campelo

32.  Raimundo Carlos Pereira Da Silva

33.  Andson Jose Da Silva

34.  Marina Andressa  de Sousa

35.  Hildeclecio Vinicius De Souza Pinto

36.  José Marcio Junior Da Silva Costa

37.  Márcia Da Silva Karajá

38.  Patrick Das Neves

39.  Thallyta Lucia Maciel

40.  José leonis de souza

41.  Egildo Da Silva Vasconcelos

42.  Mano Wilson Moreira

43.  Mozaniel De Souza Silva

44.  Francisco Montel

45.  Iranilton Sales De Almeida

46.  José Conceição Rodrigues

47.  Ariana Coelho De Oliveira Dias

48.  Deusivania Mota Do Nascimento

49.  Ellyonai Aires Batista

50.  Fernanda Pereira Arantes Martins

51.  Juliete Oliveira