Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Policiais que participaram de curso no Japão

Policiais que participaram de curso no Japão Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Policiais que participaram de curso no Japão Policiais que participaram de curso no Japão

A Polícia Militar do Tocantins recebe nessa terça-feira, 27, a visita técnica da Comitiva Japan Internacional Cooperation Agency (JICA/JAPÃO), em Palmas/TO.  A visita faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica firmado em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Secretaria da Segurança Pública e Polícia Militar. Dentre a programação está o I Seminário Internacional de Polícia Comunitária do Tocantins.

O Acordo de Cooperação Técnica Internacional ocorreu em 2015 entre os governos do Brasil e Japão tendo como finalidade o estabelecimento de um sistema contínuo e autossuficiente de promoção e multiplicação da Polícia Comunitária pelas instituições brasileiras. A partir de então foram realizados o Curso Internacional de Multiplicador da Polícia Comunitária – Sistema Koban (CIMPC-SK) e o Curso de Treinamento de Operador de Polícia Comunitária no Japão. Até a presente data, 09 policiais tocantinenses já concluíram o CIMPC-SK, sendo que destes, dois realizaram o Curso de Treinamento no Japão.

A comitiva é composta pela perita de longo prazo da Polícia Nacional do Japão, Hisami Ohashi, pelo coordenador de projetos da JICA, Nobuyuki Kimura, pelo coordenador nacional de Polícia Comunitária, Vinícius Frabeti, pelo assessor técnico da SENASP, Luciano Ribeiro, e pela intérprete da JICA, Sílvia Kaneyasu.

A visita técnica tem por finalidade, conhecer também as atividades de policiamento comunitário e a escolinha de futebol do 1ºBatalhão (Palmas), a patrulha escolar e bases comunitárias do 6º Batalhão (Taquaralto), bem como às bases comunitárias do 5º Batalhão (Porto Nacional).

A equipe ainda fará uma visita ao Colégio da Polícia Militar, acompanhará um momento do Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS) e o I Seminário Internacional de Polícia Comunitária na capital.

Para o capitão Thiago Monteiro, assessor de Polícia Comunitária no Tocantins, a experiência japonesa agregará valor extremamente significativo à PMTO, em especial pela abordagem preventiva de segurança pública japonesa, por meio de ações voltadas tanto aos profissionais de segurança, quanto para a comunidade, ressaltando ainda a importância da participação da sociedade civil na construção da paz.

A visita técnica acontece entre os dias 27 e 29 de junho (vide programação) e encerra com o I Seminário Internacional de Polícia Comunitária, às 19 horas, no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas.

I Seminário Internacional de Polícia Comunitária

O seminário busca promover uma ampla discussão sobre segurança pública preventiva com temas direcionados aos profissionais de segurança pública e ao interesse da comunidade, destacando a importância da participação da sociedade civil organizada em ações preventivas. O evento também apresentará a experiência e o sucesso do Policiamento Comunitário Japonês, evidenciando o Modelo Koban.

Na programação do seminário estão as seguintes palestras:

·         Polícia Comunitária Japonesa – Metodologia do Modelo Koban com a perita de longo prazo da Polícia Nacional do Japão, Hisami Ohashi;

·         Percepções sobre a visita técnica ao Japão com os capitães Thiago Monteiro e Tiago Nascimento;

·         A filosofia de Polícia Comunitária consolidada como política precípua de Segurança Pública com o coronel PMPA Costa Júnior, Secretário Municipal de Segurança Pública;

·          Rodada de discussões sobre a Polícia Comunitária – Curso de Aperfeiçoamento de Oficias.

Programação da visita técnica da Comitiva Jica/Japão

Data

Horário

Local

Visita

27/06/2017

16 horas

1º Batalhão: Quadra 303 Sul, Av. NS-05 com LO-76

Atividades de policiamento comunitário e Escolinha de futebol.

28/06/2017

9 horas

6º Batalhão: Rua 15, Qd 46-A, Lt 11 a 15 – Setor Morada do Sol (Taquaralto)

Atividades de policiamento comunitário.  

28/06/2017

11 horas

Assessoria de Polícia Comunitária, 108 Norte, Alameda 06, Lote 04.

Ações Estaduais em Polícia Comunitária.

28/06/2017

14h30

Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Melo. Rua Vinte e Dois, s/n – Jardim Aureny III.

Programas Comunitários da Guarda Metropolitana de Palmas

28/06/2017

16h30

Q. 108 Norte Avenida LO 4, 4 - lote 4.

Colégio da Polícia Militar: Ensino Médio

28/06/2017

20h

Curso de Agentes Comunitários de Segurança (CACS)

Escola São Francisco na Quadra 108 Norte.

29/06/2017

9h

Base Comunitária do 5º Batalhão

Praça da Juventude, Av. Perimetral, esquina com Av. Guanabara. Setor Parque da Liberdade, em

Porto Nacional

29/06/2017

19h

Auditório do Comando Geral em Palmas.

I Seminário Internacional de Polícia Comunitária