Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Colecionador de títulos no triathlon, entre eles campeão mundial, com mais de 200 competições, Alexandre Manzan está no Tocantins para participar da 1ª Clínica de Corrida de Trilha e Triathlon de Palmas. O educador físico e especialista em treinamento esportivo será um dos palestrantes do evento, que começa nesta sexta-feira, 30, e termina no domingo, 2 de julho, em parceira com o médico do esporte do Tocantins e também atleta, Fabrício Frauzino.

Nos três dias da clínica serão abordados vários temas com diversas técnicas, em aulas teóricas e práticas, para aprendizado e aperfeiçoamento nas modalidades de corrida de trilha e triathlon. Os métodos a serem aplicados na corrida de trilha serão ministrados nesta sexta-feira, 30, com a parte teoria no Colégio Ulbra Palmas, às 19h, e a prática no Morro do Limpão, no sábado, 1º, às 8h.  Já a clínica de triathlon começará no sábado, às 14h, no Colégio Ulbra Palmas e terá o último momento no domingo, 2, às 10 horas, na Praia da Graciosa.

A proposta da clínica é “fomentar a corrida, o triathlon e o multi-esporte com segurança em espaços naturais como trilhas, serras e parques assim como trazer para nossos praticantes, profissionais da saúde e acadêmicos da área a importância de manter-se informado e o conhecimento das técnicas e métodos para minimizar os riscos de problemas inerentes à atividade que realizamos”, como destaca o médico e atleta Fabrício Frauzino. 

Inscrições

As vagas são limitadas, apenas 50. As inscrições podem ser feitas na Loja Líquido Palmas, localizada na Mix Mall, em frente ao Seturb. O investimento é de R$ 150. Os participantes receberão certificado emitido pelo Ceulp/Ulbra, de 12 horas.

Temas

Na clínica de corrida de trilha serão abordadas técnicas de corrida em trilha, técnicas de subida e descida, periodização e planilhas de treinamento, planejamento estratégico de prova, prevenção de lesões, nutrição de prova, correr no calor ou frio, equipamentos de corrida em trilha, primeiros socorros, equipe multidisciplinar, convivência na trilha e reflexões sobre o porquê. 

Já na clínica de triathlon, os tópicos em destaque são: aspectos fisiológicos, natação, técnicas de transição, posicionamento na bicicleta, periodização e planilha de treinamentos, planejamento estratégico de provas, musculação, prevenção de lesões, nutrição de prova, equipamentos e essência do triathlon.

Parceiros

O evento conta com apoio da Federação Tocantinense de Triathlon, Loja Líquido Palmas, Sociedade Tocantinense de Medicina do Exercício e do Esporte, Victória Plaza Hotel e Ceulp Ulbra.

Manzan

Triatleta por mais de 15 anos e vencedor de três etapas do Circuito da União Internacional de Triathlon, Alexandre Manzan foi um acumulador de expressivos títulos, além de 42 expedições realizadas. Atualmente integrante do Team Kailash LAF, se dedica ao triathlon coss country, à corrida de montanha e a expedições de trekking, canoagem e bicicleta.

“Um dos mais inspirados e inspiradores atletas brasileiros de todos os tempos, Alexandre Manzan motivou gerações pelo seu estilo que misturava técnica e muita raça. Tem muito a nos ensinar”, frisou o presidente da Federação Tocantinense de Traithlon.

Programação Proposta (sujeita a modificações)

30/06/2017

Teórica Corrida de Trilha (TR) No Colégio Ulbra de Palmas

19h

Apresentação da Clínica.

19h10min

Início: Exposição TR1

20h10min

Feedback

20h15min

Início: Exposição TR2.

21h15min

Finalização do primeiro dia

01/07/2017

Prática Corrida de Trilha (TR) Morro do Limpão

08h

Reunião e apresentação do local.

08h05min

Apresentação dos circuitos da trilha e medidas de segurança

08h10min

Início: Prática TR1

09h

Feedback

09h10min

Início: Prática TR2

10h

Feedback

10h10min

Início: Prática TR3

11h

Feedback

11h10min

Início: Prática TR4-Completo (circuitos TR1+TR2+TR3)

12h

Finalização da atividade.

NOTA

Circuito TR: 3 a 4 km grau de dificuldade médio

01/07/2017

Teórica/Prática Triathlon (Tri) No Colégio Ulbra de Palmas

14h

Início: Exposição Tri1

15h

Feedback

15h05min

Início: Exposição Tri2

16h05 min

Feedback

16h10min

Início: Prática Tri1

17h10min

Feedback

17h15min

Início: Prática Tri2

18h

Finalização da atividade.

NOTA

Circuito Tri.: explicativo, distâncias variadas na piscina e ginásio.

02/07/2017

Prática Fast Triathlon (FTri) Praia UFT Campus Palmas (TO)

10h30min

Reunião e apresentação do local.

10h35min

Apresentação dos circuitos do Fast Triathlon e medidas de segurança

10h40min

Início: Prática FTri1

11h

Início: Prática FTri2

11h40min

Início: Prática FTri3

12h

Início: Prática FTri4

12h30min

Finalização da atividade.

Nota

Circuito FTri: Nat.: 150m. CiC: 4km. Cor.: 1,5km