Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Encerrou na sexta-feira, 30 de junho, em Tocantinópolis, a quarta edição do projeto Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos na região do bico do papagaio, nos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, Axixá, Sítio Novo e Tocantinópolis. A ação beneficiou cerca de 250 pequenos produtores rurais que devolveram mais de 2.500 embalagens.

O projeto possui como público alvo, os pequenos produtores rurais da agricultura familiar, que em muitos casos não possuem condições de se deslocarem até um posto de recebimento para fazer a devolução correta das embalagens. Na região do bico do papagaio, os locais mais próximos de devolução são: Imperatriz – MA e Tocantinópolis.

O presidente da Adapec, Humberto Camelo comemorou o resultado da ação. “Mais uma vez a realização do Recebimento Itinerante no bico papagaio foi um sucesso, graças ao empenho da Adapec e dos órgãos envolvidos que realizaram um trabalho de sensibilização junto aos pequenos produtores rurais antes desta edição que possibilitou chegarmos a este número de agricultores beneficiados e com um grande número de embalagens retiradas do campo,” disse o presidente, acrescentando que a parceria com o Inpev para realização dos RI’s será mantida para os próximos anos.

Segundo a Adapec, esta modalidade de recebimento itinerante aonde a estrutura dos órgãos envolvidos vão até os pequenos agricultores, vem contribuindo significativamente para a retirada deste passivo do campo. “Uma embalagem de agrotóxico na propriedade pode causar sérios riscos à saúde humana e ao meio ambiente, além disso, o produtor rural é obrigado a devolver esta embalagem, por isso, este projeto vem ganhando a adesão dos pequenos produtores rurais em vários municípios do estado”, pontuou o responsável técnico pela divisão de Agrotóxico da Adapec, Lenyhawre de Almeida Lima.

A supervisora da área vegetal da regional da Adapec de Araguatins, Érica Caetano, disse que esta edição superou as expectativas dos anos anteriores. “O aumento na participação e conscientização dos pequenos produtores rurais na devolução das embalagens vazias de agrotóxicos deve-se ao trabalho de educação sanitária que vem sendo realizado pela equipe da Adapec da regional junto aos agricultores,” ressaltou Érica, acrescentando que houve também aumento significativo no número de embalagens limpas.

As embalagens recebidas foram encaminhadas para a central de Imperatriz – MA.

A realização do projeto de RI no bico do papagaio contou com a colaboração dos inspetores e fiscais de defesa agropecuária da Adapec da regional de Araguatins, Inpev, prefeituras municipais, sindicatos rurais, Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina - Aciart, revendas de agrotóxicos, Rádio Sucesso FM.