Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

O Festival Anime Sun já está presente na tradição cultural de Araguaína/TO e chega à 4ª edição promovendo o encontro entre os amantes da cultura oriental, nerd e geek. Parceiro do Instituto Presidente Antônio Carlos (ITPAC), desde a primeira edição, este ano o evento acontecerá no próximo final de semana, dias 8 e 9 de julho, no campus de Araguaína.

O público poderá conferir o cosplay, participar dos torneios de jogos eletrônicos, lutar no Sword Play, soltar a voz no Karaokê, mostrar todo o talento na competição de KPOP, soltar o verbo na sala de debates ou se maravilhar com a sala temática Star Wars, ao todo são mais de 30 atrações que prometem não deixar ninguém parado.

Pela primeira vez em eventos deste tipo no Tocantins, o Anime Sun trará como atração o Campeonato de League of Legends. Patrocinado pela criadora do jogo, a Riot Games, mais de R$ mil reais serão dados em premiações.

Caravanas interestaduais

Jornalista e integrante da organização, o João Neto, estima que o evento receba 500 pessoas por dia. “Tem caravana vindo de Palmas, Gurupi, Colinas do Tocantins, Imperatriz/MA e até do Piauí, a receptividade do público sempre foi muito boa e estamos empenhados em sempre trazer novas atrações”, destacou o organizador.

Heróis ganham vida

Personagens que povoaram o imaginário infantil ganham vida através das mãos de talentosos artesãos, os cosplayers. Em atividade desde os 13 anos de idade, hoje com 17, a Ana Carolina Bernhard já encarnou mais de 18 personagens. “O cosplay é um hobby que envolve artes plásticas, atuação e interação social de forma divertida, já usei inclusive em projetos sociais visitando escolas e hospitais”, comentou. 

Ingressos

Para poder participar do evento, os interessados poderão comprar o ingresso válido para os dois dias na Papelaria Central, Rua Ademar Vicente Ferreira, 1460 - S Central, Araguaína e na Vitória Geek -Q. 101 Sul Rua NS A, 235-335 - Plano Diretor Sul, Palmas/TO. 

Glossário

Cosplay: Junção das palavras em inglês Costume (Vestimenta) e Roleplay (Interpretação), o cosplay é um hobby no qual as pessoas se fantasiam e agem como seus personagens preferidos, sejam de animes japoneses, histórias em quadrinhos, filmes ou seriados americanos.

Anime: Animação de origem japonesa que, na maioria das vezes, os personagens possuem olhos grandes, brilhantes e chamativos responsáveis por transmitir a emoção do personagem.

Geek: São os fãs de tecnologia, jogos (sejam eles eletrônicos ou não), seriados televisivos, filmes, livros ou histórias em quadrinhos.

League of Legends: Jogo eletrônico de fama internacional com cerca de 30 milhões de jogadores diários.