Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Instituto Social e Cultural Araguaiade Araguaína (ISCA) em parceria com o Grupo ArtPalco oferecerá, de 4 a 7 de julho, oficinas de teatro para crianças e adolescentes. As atividades serão gratuitas e acontecerão no Espaço Cultural ArtPalco. Os alunos serão divididos em duas turmas, sendo uma para público infantil e outra para adolescentes. A oficina teatral “Pisando no Palco” tem como foco ampliar a capacidade individual de experimentação e provocar a investigação intelectual, física (percepção corporal) e intuitiva (sensação), como também, escutar o próprio corpo e voz, ver o outro num universo que excita a ação e reação: relação e interação.

A proposição de jogos teatrais leva ao desenvolvimento de sua percepção, capacidade de comunicação, da própria compreensão do mundo. Na Oficina, os participantes terão uma vivência que possibilite, por meio de jogos teatrais, criar/encontrar personagens do seu imaginário, das suas lembranças e memória corporal. Além disso, a oficina pretende levar ao público em geral que o fazer teatral é um meio de comunicação e tem o seu valor político e social.

A vivência teatral contará com participação especial de Nice Albano e Zé Caetano, artistas musicais vindos de Olinda/PE que compartilharão alguns momentos para proporcionar o primeiro contato com a música dentro do teatro, criando coletivamente e desenvolvendo capacidades”.

Histórico

Este trabalho teatral que agora pretende ser realizado em Araguaína, pelo Isca, nasceu na I Oficina “Pisando no Palco – Bastidor x Plateia”, que aconteceu em janeiro de 2006, na cidade de Patos de Minas-MG ministrada por Eliene Rodrigues e Flávio Campos, tendo como público alvo, não atores: uma turma infantil e uma adulta. O resultado final foi a exposição de “estátuas vivas” na galeria do Teatro Leão de Formosa e a apresentação prática dos alunos para o público. Em Fortaleza, foi realizado em 2013, no dia das crianças, no Centro Cultural do Banco do Nordeste.

Assim, como resultado da oficina “Pisando no Palco”, em Araguaína, os participantes, em conjunto, escolherão qual o resultado que eles gostariam de apresentar para o público e se gostariam de convidar o público para assisti-los nessa experiência teatral.