Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Filho Dimas esteve nas obras da Via Lago. O novo cartão postal da cidade aterro das vias e concretagem da ponte Dimas esteve nas obras da Via Lago. O novo cartão postal da cidade aterro das vias e concretagem da ponte

O prefeito de Araguaína/TO, Ronaldo Dimas (PR), vistoriou quatro frentes de obras da Prefeitura. Dimas esteve nos setores São Miguel, Palmas e Nova Araguaína e ainda nas obras da Via Lago. Outras 11 frentes de serviço como rede de esgoto, calçadas com acessibilidade, pavimentação, drenagem, unidades de ensino, saúde e esporte estão em andamento em diversos setores, tornando a cidade um canteiro de obras.

No Setor São Miguel, o prefeito vistoriou as obras de pavimentação, drenagem, calçadas acessíveis, rede de esgoto e o local onde será um parque com mais de 70 mil metros quadrados. “Estamos recuperando a nascente do Córrego São Miguel. Aqui está contemplado no Projeto de Saneamento Integrado, que além do parque terá pista sobre o canal do córrego e bacia de detenção”.

As obras beneficiarão a Região Oeste da cidade, que inclui ainda os setores Oeste, Martim Jorge, Jardim das Palmeiras do Norte, Jardim Esplanada, Aeroviário e parte do JK.

De lá, Dimas seguiu para a Rua Independência, que dará novo acesso ao Setor Nova Araguaína. Ainda estarão contempladas as ruas 14 e 16 no mesmo setor. “Essas são mais vias de acesso à região sul da cidade, trazendo segurança aos moradores, pois não precisão mais ir pela BR-153”, apontou.

No local, o prefeito conversou com representantes do Itpac para que o acesso, que passa atrás do centro universitário, possa seguir a largura padrão da rua, sendo preciso adentrar alguns metros no terreno da entidade.

Novo cartão postal

Na manhã da última sexta-feira, 30, Dimas também esteve nas obras da Via Lago. O novo cartão postal da cidade está recebendo duas frentes de serviço. Uma trabalha na concretagem da ponte, acabamento e corrimão. “A ponte está na fase da pré-laje, que é uma forma para a laje da ponte. Ainda nesta etapa, estamos finalizando a análise para saber o piso melhor para a ponte, asfalto usado ou piso intertravado”, adiantou.

A outra frente de serviço está finalizando o aterro da via. “Serão duas camadas de material mais nobre, base e subase, com 40cm, e depois vem a pavimentação”, explicou o prefeito. A Via Lago será entregue no mês de novembro.

Setor Palmas

Mais um setor está saindo da poeira e de alagamentos: o Palmas. Os moradores contarão com drenagem e pavimentação em asfalto usinado (CBUQ) em todas as ruas. O prefeito também vistoriou a obra, onde conversou com a moradora Idniusa Campos. Ela contou que todos os seus cinco irmãos moram no bairro e que se preocupava com a qualidade de vida da sua família.

“Junto com o asfalto vem a saúde, pois estamos ficando livres dos problemas. Quando vem o benefício, junto com ele melhoram outros aspectos de nossa vida”, acrescentou a moradora.

Outras frentes

Além das frentes visitadas pelo prefeito Ronaldo Dimas, outros setores recebem benefícios. A Vila Goiás, o Araguaína Sul, a Rua S 5 da Vila Santiago e os setores Planalto e Itapuã recebem drenagem e pavimentação. A rede de esgoto com calçadas acessíveis chega ainda na Vila Aliança, Bairro São João e no Centro.

Obras de saúde também estão sendo construídas na cidade, como a Unidade Básica de Saúde do Setor Araguaína Sul 2 e o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER), no Residencial Cidade Nova. Duas frentes também contemplam obras de educação e esporte, com o Complexo Poliesportivo, próximo à Via Lago, a creche-escola do Setor Nova Araguaína e a Escola de Tempo Integral no Setor Araguaína Sul.