Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

O Tocantins será representado pela secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, na quarta-feira, 12, no debate sobre o Código Florestal no Matopiba realizado pelo Observatório do Código Florestal (OCF), em São Luís (MA). A gestora estará acompanhada do diretor de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Rubens Brito.

O objetivo do debate é fazer uma avaliação dos principais avanços do Código Florestal até o momento e identificar os gargalos e possibilidades que sua implantação traz para os estados do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Secretários de Meio Ambiente e especialistas dos quatro estados estarão presentes no evento, que conta ainda com membros do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB), além de representantes do setor produtivo, pesquisadores, ONG’s e demais atores envolvidos.

Código Florestal

Sancionado em 2012, o novo Código Florestal brasileiro trouxe, entre outras normativas, a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em todo o território nacional. O CAR é um registro eletrônico público de informações ambientais georreferenciadas de todos os imóveis rurais do país. Até o momento, o Tocantins já conta com 14.964.357,79 hectares de áreas cadastradas no CAR. (Com informações de Maurício Angelo - Ascom/IPAM)