Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em apoio aos eventos ligados ao setor da pecuária no Estado, a Secretaria Estadual do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa nesta semana, de 13 a 15 de junho, do II Congresso e Feira de Tecnologia para Pesca e Aquicultura do Matopiba (II Piscishow) e I Congresso e Feira de Avicultura, Suinocultura e Lacticínios Agrofamiliar e Empresarial (I Avisuleite). Os eventos acontecem no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas/TO.

O evento pretende reunir representantes das quatro cadeias produtivas, avicultura, suinocultura, piscicultura e produção leiteira para discutir diversos assuntos. O objetivo é contribuir com o desenvolvimento da produção de proteína animal na região do Matopiba, por meio da difusão de tecnologias para estes setores. De acordo com os organizadores dos eventos, haverá nos três dias de eventos, além das palestras, cursos, oficinas, mesas redondas, exposição de animais e comercialização.

O secretário da Agricultura Clemente Barros disse que o evento é de grande interesse, uma vez que esses segmentos são importantes no agronegócio do Tocantins e atingem, principalmente, os pequenos e médios produtores do Estado. Clemente Barros frisou a participação de grandes palestrantes, como os dois ex-ministros da agricultura, Roberto Rodrigues e Alysson Paolinelli, que vêm mais uma vez ao Tocantins para colaborar com seus conhecimentos.

A palestra do ex-ministro Roberto Rodrigues acontece dia 13, às 10h, e aborda a importância do cooperativismo nas cadeias produtivas de proteína animal (peixe, aves, suínos e leite). Já a palestra do ex-ministro Alysson Paolinelli, acontecerá no dia 15, com início às 9h, e falará do potencial do Tocantins para a produção de matéria prima da ração animal.

Realização

Os eventos é uma realização da revista Cerrado Rural e Federação das Associações Comerciais e Industriais do Tocantins (Faciet), com patrocínio do Governo do Tocantins, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e do Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE) e da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Agência Municipal de Turismo.