Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Carlos Eller

O Parque Estadual do Cantão (PEC) completa nesta sexta-feira, 14, seus dezenove anos de implantação. Em 1998, foi tombado como Área de Preservação Ambiental (APA), por meio da Lei Estadual nº 996. Mais do que uma data para comemorar, o parque celebra suas conquistas na preservação ambiental e nas ações que a equipe do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) desenvolve para cuidar dos quase 90 mil hectares de área na bacia do Araguaia, no coração do Brasil.

O complexo que abriga a Unidade de Conservação do Parque Estadual do Cantão conta com um Centro de Recepção do Turista, um espaço com auditório para palestras e exibição de vídeos, atendimento informativo sobre os projetos de preservação da região e as ações governamentais executadas no Cantão e lojinha de artesanato local. O Naturatins atua na proteção de 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, botos, ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, harpias e na preservação de toda a área de mata verde e de rios que compõem o Parque.

A unidade conta com trilhas terrestres para visitação, dentre elas a trilha que leva à Cabana, construção erguida às margens do rio e que serviu de locação para o filme Xingu. Após a caminhada, ao pôr do sol, o píer é base de contemplação do boto do Araguaia, o Inia Araguaienses, que exibe seu nado acrobático nas calmas águas do rio Coco, no dourado do sol poente. Jacarés, tartarugas e ariranhas se juntam ao boto para a alegria dos visitantes, que podem ver tamanha diversidade. Todo esse ecossistema é preservado e é considerado uma das áreas mais importantes da Amazônia brasileira, abrigando um berçário de reprodução natural e de riqueza biológica. Além disso, na unidade o visitante pode praticar arvorismo e tirolesa, práticas esportivas de aventura, nas estruturas que foram construídas na mata fechada. São desafios com vários níveis de dificuldades em duas bases: infantil e adulto. Adrenalina e diversão nas alturas das árvores do Parque Estadual do Cantão.

Cenário paradisíaco no coração do Brasil

O Cantão fica no estado do Tocantins e é uma região de transição que abriga três ecossistemas: cerrado, floresta amazônica e pantanal. É o lugar perfeito para quem ama o ecoturismo, quer conhecer a região de maior biodiversidade do país, descobrir os segredos da mata, contemplar o boto do Araguaia, apreciar o canto de inúmeras espécies de pássaros que colorem os céus, se encantar com uma paisagem surreal do pôr do sol com uma junção entre o firmamento e as águas dos Rios Coco, Javaés e Araguaia, saborear um murici no pé, passear de voadeira, comer uma comidinha feita no fogão a lenha, se emocionar com a beleza natural da floresta. São atrações únicas em total conexão com a natureza. Um cenário paradisíaco composto por mais de 830 lagoas e braços de rios, totalmente monitorados e cuidados pelo Governo do Tocantins.

Quem visita o Parque Estadual do Cantão conhece alguns lagos que são como berçários do Araguaia e locais para reprodução de muitas espécies de peixes, dentre eles o pirarucu, típico da região amazônica e um dos maiores peixes de água doce do planeta. O caminho é todo entrecortado por trilhas terrestres e aquáticas, lagos, praias naturais, braços de rios e varjões. Além disso, animais típicos da região tem seu habitat preservado como a onça-pintada, o jacaré-açu, o veado-campeiro e inúmeras espécies de pássaros.

De dezembro a maio, período das cheias na região, a floresta fica inundada e os rios sobem em média 10 metros, com as embarcações navegando no topo das árvores e o surgimento dos varjões – espécie de pradarias de vegetação flutuante, que abrigam grande diversidade florística e acolhem para reprodução as famosas ciganas, lindos pássaros que vivem no Cantão. De junho a novembro, ocorre a temporada de praia tocantinense e com a seca, aparecem praias de areia branca que formam recantos paradisíacos. O cenário fica convidativo para a pesca esportiva, o turismo fotográfico e caminhadas de observação de animais nativos.

Visitação

Para conhecer o Parque Estadual do Cantão é necessário o agendamento na Unidade de Conservação, com antecedência. O complexo funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

No ano de 2017, somente no primeiro semestre, mais de 800 pessoas já visitaram o parque, em especial turistas, pesquisadores e amantes da natureza.