Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O município de Pedro Afonso viveu um misto de festa neste final de semana, 15 e 16 de julho. O município do centro-norte tocantinense celebra 170 anos de história, ao passo que promove a Temporada de Praia Sono 2017. Os eventos são organizados pela Prefeitura de Pedro Afonso, e contam com uma série de atividades como torneios esportivos, shows, cavalgada, entre outros atrativos.

Desde o início de julho, a Prefeitura de Pedro Afonso promove a Temporada de Praia Sono 2017. Além disso, estende as atividades à Praia do Dunga, outro reduto turístico do Município, que neste sábado, 15, recebeu competições de voleibol, organizadas em parceria com a Liga Esportiva de Pedro Afonso (LEPA). Na competição, atletas amadores da cidade disputaram forças nas areias da praia para ver quem levava a premiação de R$ 400 ofertada pela prefeitura.

Na noite de sábado a Praia Sono recebeu o show da banda baiana de renome nacional, Timbalada. “Estamos vendo um município em festa, celebrando seu desenvolvimento histórico e turístico. A prefeitura está de parabéns, com programações diversificadas, e que atende a todos os gostos”, disse o autônomo e turista de Pedro Afonso, Walisson Mendes, que veio de Palmas a procura de diversão e sossego.

Organização

“A prefeitura preza pela promoção de uma festa que contemple todos os públicos, onde crianças, adultos e idosos podem alegremente celebrar o aniversário do Município e o sucesso da Praia Sono 2017. Buscamos oferecer o melhor para a nossa comunidade e os turistas que aqui chegam”, disse o prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, que é presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Mariano estima que as festividades do aniversário e a temporada de praia proporcionam a movimentação de cerca de R$ 10 milhões na economia do Município.

Um dos momentos marcantes das festividades dos 170 anos de Pedro Afonso foi a cavalgada, desfile que reuniu cavaleiros e amazonas da cidade e dos municípios circunvizinhos, isolados ou em comitivas repletas de participantes. A Polícia Militar do Estado do Tocantins estimou que 1200 participantes estiveram presentes na cavalgada. Ao término do desfile, a prefeitura ofertou almoço para toda à população e o show de Gilvaney Ferreira.

Prestigiaram

Prestigiaram as festividades de Pedro Afonso o deputado Federal, Lázaro Botelho, os deputados Estaduais Olinto Neto, Osires Damaso e Valderez Castelo Branco, o secretário de Estado da Articulação Política, João Emídio de Miranda e os prefeitos Itamar Barrachini (Santa Maria do Tocantins), Joaozinei Francisco (Rio Sono), Oidio Gonçalves (Santa Fé do Araguaia), Paulo Hernandes (Bom Jesus do Tocantins), Vagner Teixeira (Fortaleza do Tabocão), Wesley Clayton (Itacajá) Yaporan Milhomem (Ponte Alta do Bom Jesus) e Zé Rezende (Itaporã).

Neste fim de semana de aniversário, as festividades foram encerradas com o show da banda Solteirões do Forró. Nos próximos finais de semana, sobem ao palco da Temporada de Praia Sono 2017 a dupla Maykow e Bruno, Mano Walter, Carlos e Jader, além de outras atrações musicais.