Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Júnior Suzuki

Foto: Júnior Suzuki

A varredura na área delimitada para banho, na Praia da Graciosa, realizada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte nessa quarta-feira, 19, detectou a presença de pequenos peixes, do tipo corró, alguns tucunarés, que foram devolvidos para o Lago. Também foram avistadas algumas arraias de pequeno porte, que serão retiradas numa segunda etapa da operação, conforme explicou o diretor de Controle Ambiental da FMA, Adriano Pinto.

“As arraias são animais rasteiros, que ficam no fundo do lago, muito aderidas ao solo, por isso não foram capturadas pela rede de arrasto. Uma outra ação será realizada ainda nesta semana, com um instrumento diferente, para retirada também destes animais e minimizar o risco de incidentes no local”, adiantou Adriano Pinto.

Segundo informações da equipe da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte, responsável pela execução da atividade, a captura das arraias deve ser realizada no período noturno, com uma ferramenta especial, chamada azagaia, própria para a captura desse tipo de animal.

O presidente em exercício da FMA, Giovanni Assis, alerta que enquanto toda a operação não for concluída, continuam valendo as orientações já informadas anteriormente, para que sejam evitados incidentes nas praias.

Fique atento

Em caso de acidente, a primeira providência é lavar bem a ferida com sabão e água morna, que diminui a dor. Em seguida, procurar atendimento médico para fazer o curativo na ferida e verificar a necessidade do uso de remédios para controlar a dor e evitar infecção.

Além de dor intensa por cerca de duas horas, aparecem muitas vezes sintomas como febre, suores, náusea, agitação e vômitos. A recuperação sempre exige o repouso.

Como evitar a ferroada de arraia?

- Andar com cuidado na água, arrastando o pé sobre a areia

- Antes de colocar o pé na água, verificar se há arraias ou marcas de sua presença na areia;

- Antes de entrar na água, mexê-la com para espantar arraias que possa estar no local.