Educação

Foto: Juliana Carneiro O projeto tem como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes O projeto tem como objetivo incentivar a leitura entre os estudantes

Uma iniciativa do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves, de Palmas, foi destaque no portal do Ministério da Educação (MEC). O projeto, intitulado Talentos da Leitura, tem como objetivo incentivar a leitura premiando alunos que desenvolvam este hábito buscando e comentando os livros que pegam na biblioteca da unidade educacional.

A iniciativa, segundo a publicação do MEC, surgiu a partir da observação da gestão escolar sobre a frequência dos alunos no local dedicado aos livros da escola. “A partir dessa observação, pensamos em desenvolver um projeto específico, que viesse ao encontro dessa necessidade. Então, surgiu a ideia do Talentos da Leitura”, destacou a diretora do CEM Castro Alves, Maria do Carmo Ribeiro à reportagem do MEC.

A diretora lembra ainda que um dos pontos mais importantes da proposta é motivar o trabalho conjunto em sala de aula, unindo conteúdo, aprendizado e lazer. “São livros que estão realmente dentro do planejamento do professor? Quais os tipos de livros que são mais lidos? A cada bimestre, as pontuações (dos estudantes) são repassadas para os professores para saber como é que está aquele aluno, qual foi o desenvolvimento dele, se essa leitura está realmente refletindo no aprendizado”, conta.

Premiação

Além de incentivar a leitura entre os estudantes, o projeto premia aqueles que comprovarem, por meio de trabalhos e apresentações, que leram e compreenderam o maior número de livros da biblioteca escolar. A escola confecciona medalhas e recebe kits escolares que são entregues aos alunos vencedores em uma cerimônia de premiação na escola.

A matéria, na íntegra, pode ser acompanhada neste link. Além do texto escrito, o material conta com uma matéria veiculada pela rádio do Ministério da Educação.

No site da Seduc também existe material sobre o projeto do CEM Castro Alves, juntamente com outras iniciativas que desenvolvem o interesse dos alunos na leitura. Para acessar, basta clicar aqui.