Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Washington Luiz

De acordo com o Governo do Estado, equipe de engenheiros e arquitetos da Secretaria de Estado da Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sehab) encontrou durante vistoria realizada nessa quinta-feira, 27, nos imóveis públicos dos programas Pró-Moradia e Prioritário de Investimento - Intervenções em Favelas (PPI), situados no setor Jardim Taquari, Quadra T-23, em Palmas, cenário de destruição com muita sujeira e objetos quebrados. 

A T -23 é ocupada por cerca de 300 famílias. O Estado conseguiu, na Justiça, a reintegração de posse dos imóveis. Foi agendada reunião de conciliação com a participação de representantes da Prefeitura de Palmas, Defensoria Pública e representantes de moradores para esta sexta-feira, às 11 horas, na sede da DPE-TO.

O Governo está realizando uma vistoria para averiguar a situação dos imóveis e, em seguida, dar prosseguimento à conclusão dos programas habitacionais, beneficiando assim, as famílias que já estavam na fila e que atendem aos critérios estabelecidos em lei para aquisição das residências.

Relatório

Um relatório com as informações sobre a situação das casas será entregue pelos técnicos da Sehab em um prazo de 15 dias. Até lá, engenheiros e arquitetos irão fazer o levantamento de tudo o que foi retirado e/ou destruído pelos ocupantes. Segundo a coordenadora da equipe, Renata Daher, esses prejuízos terão de ser custeados pelo Governo. “Devido à situação de mau uso do bem público, o Estado acaba sendo onerado e tendo que investir mais dinheiro para refazer um trabalho que já tinha sido feito”, disse.

“Estamos aqui para analisar a situação física da obra. Nesta visita preliminar, identificamos que algumas casas estão bem deterioradas, sem portas, janelas e até sem telhados. Percebemos também que as instalações elétricas foram danificadas e presenciamos, durante a vistoria, pessoas carregando objetos dos imóveis”, contou Renata Daher.