Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Cleober Taquara

Foto: Cleober Taquara

Com foco na preservação da biodiversidade de peixes no Lago de Palmas o presidente da Câmara de Palmas, vereador José do Lago Folha Filho apresentou durante a sessão desta quarta-feira, 2, o Projeto de Lei para instituir a Campanha de Desenvolvimento Sustentável da Pesca no Lago, através da reposição de alevinos.

A iniciativa pretende buscar a parceria de pescadores profissionais e amadores, comerciantes de organismos aquáticos, instituições de pesca entre outros segmentos da sociedade para a reposição dos alevinos sob a coordenação da Fundação Municipal de Meio Ambiente. O projeto propõe a instituição da política de desenvolvimento da pesca no lago com adoção de medidas efetivas para o estímulo de reposição de alevinos e melhoria da qualidade de vida dos pescadores.

“Pude conversar com pescadores e vi a necessidade do município de Palmas tomar medidas e incentivar que pescadores profissionais e amadores possam contribuir com a reposição de alevinos. Devido ao fácil acesso ao lago ele se tornou um grande atrativo para os pescadores e turistas de todo o país que se interessam pela pesca, o que também tem acarretado a diminuição dos peixes no lago”, frisou Folha.

O projeto contou com o apoio dos demais parlamentares e com a subscrição dos deputados Filipe Martins e Vanda Monteiro. O vereador Tiago Andrino destacou ser preciso também criar uma agenda para tratar sobre a fiscalização da pesca predatória e apontou o potencial turístico que o lago possui para a de pesca esportiva e para a prática de esportes aquáticos.