Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Seesley Martins

Foto: Seesley Martins

Em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), o Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, realiza, durante o mês de agosto, programação com o tema “Proteger a Amamentação: Sem conflitos de interesse”. A abertura oficial aconteceu no dia 4 de agosto, com palestra sobre a “Importância da parceria do Hospital de Urgência e Emergência e Postos de Saúde da Família com ações estratégicas a fim de proteger a Amamentação” para puérperas e acompanhantes do hospital, profissionais de saúde do Tia Dedé e dos postos de saúde de Porto Nacional.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina, Walkíria Pinheiro “o Agosto Dourado é importante para obter maior visibilidade da sociedade para essa causa, intensificar as ações que já realizamos no ano inteiro e mobilizar a sociedade para a causa. É importante lembrar que a mãe amamenta sozinha, mas necessita do apoio de todos para que tudo dê certo. É importante divulgar a promoção à proteção e o apoio para essa causa”, comentou.

Ainda segundo a coordenadora o leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, diminuição dos riscos a alergias e combate a anemia.

Mobilização

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses – dobro da taxa registrada nos EUA, Reino Unido e China. “O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, diminuição dos riscos a alergias e combate a anemia, defende o MS”.

Diante dessa realidade o Comitê Amigo da Criança e da Mulher do Hospital Materno Infantil Tia Dedé criou uma estratégia de mobilização social em parceria com a SEMUS de Porto Nacional que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno com a Semana Mundial da Amamentação, de 1° a 7 de agosto, e também o Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O Hospital Materno Infantil atende a população do município de Porto Nacional e os municípios da região de saúde Amor-perfeito.

Segunda a Diretora Geral Edith Aires, desde início da sua gestão em 2015 o incentivo ao Aleitamento Materno tornou-se prioridade, “tendo em vista a implantação do Posto de coleta de Leite Humano, que vem funcionando com sucesso em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina”, pontuou. 

Agosto Dourado

O “Agosto Dourado” é o mês que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, reforça a importância do ato de amamentar e tem promovido palestras nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais públicos do Estado, cursos de aleitamento materno na maternidade Dona Regina e encontros para intensificar as ações no Estado.

O mês de agosto foi transformado no mês do Aleitamento Materno em decorrência do Projeto de Lei (PLC) 24/2017 de autoria da deputada Dulce Miranda. Pelo projeto, ao longo do mês de agosto deverão ser intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.  No dia 1º de agosto também se iniciou a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que segue até o próximo dia 7, com o tema “Todos juntos pela amamentação! Amamentar, ninguém pode fazer por você todos podem fazer juntos com você”.

Ainda dentro da programação, serão realizados jogos de memorização como ação de Educação Permanente em todos os setores da Unidade de saúde sobre os 10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno e ainda a visita guiada da gestante dos 13 municípios da região de saúde Amor-Perfeito, atividade que seguirá durante todos os meses.

Programação

Nos Dias 11, 18 e 25/08:

10h - Palestra sobre a importância do aleitamento materno e cuidados pré e pós natal. Palestrante: Dra. Fabiana Martins

10h40 – Palestra sobre o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Tia Dedé. Palestrante: a Responsável Técnica do PCLH, a Enfermeira Cheyla Rodrigues e equipe.

Público-alvo: Puérperas e acompanhantes do hospital; Profissionais de Saúde do Tia Dedé e dos Postos de Saúde de Porto Nacional

Local: Auditório do Tia Dedé