Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ao destacar emenda de sua autoria, no valor de R$ 260 mil, que foi liberada para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o deputado Paulo Mourão (PT) defendeu que o maior investimento para o orçamento de 2018 seja na educação. “Pediria justamente aos nossos pares que pudéssemos em conjunto fazermos uma emenda para, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins, qualificar todos os professores da rede escolar pública estadual para que tenhamos uma qualidade de excelência no nosso ensino”, conclamou o parlamentar.

A emenda de R$ 260 mil foi destinada por Mourão à UFT ainda em 2015 e só agora foi liberada. Trata-se de uma emenda para capacitação dos professores da rede pública de ensino, trabalho que será feito com a participação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet). “É isso que o Brasil está precisando, é investir na educação, é de um projeto estratégico de desenvolvimento, sem a educação não teremos uma condição perene à longo prazo de desenvolvimento para todos”, classificou.

Mourão defende que é preciso estimular as crianças do ensino fundamental, a fim de se criar uma mudança de desenvolvimento estruturada. “Temos que investir na educação do Tocantins. Entendo que é isso que o Tocantins deveria fazer como o seu maior projeto de desenvolvimento”, reiterou. “Não estamos precisando só de estradas, mas de pavimentar a boa educação e qualidade da educação nas nossas escolas, preparar os nossos professores e diretores para ensinarem nossas crianças e jovens”, avaliou.

Paulo Mourão entende que somente dessa forma o Tocantins terá reconhecimento nas provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)  e Prova Brasil. “Poderemos ter esperança de ainda, brevemente, construir, edificar e conquistar o Estado que nós sempre sonhamos, um Estado que possa dar oportunidade a todos, um Estado que garanta a liberdade como excelência de cidadania que possa gerar emprego e  distribuir riqueza ao seu povo e não vivermos nessa preocupação, tristeza e desesperança que hoje o cidadão tocantinense vive”, sintetizou.

Política na educação

O deputado Paulo Mourão também aproveitou o discurso para defender que a política partidária não intervenha na educação. “Na educação só cabe a política educacional qualificada, estimuladora, produtora de cidadania e intelectualidade”, assinalou. “Diretor de escola de ensino só poderia ocupar cargo por concurso público, liderança, capacidade pedagógica e capacidade de gestão, sem a  interferência do político A, B ou C. Seria um  passo acertadíssimo para melhorarmos a educação”, assegurou.