Estado

Foto: Divulgação

Uma fraude encontrada pela BRK Ambiental, concessionária responsável pelo serviço de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto em 47 cidades do Tocantins, desviou ilegalmente de mais de 100 mil litros de água tratada. O caso, encontrado em uma obra para construção de um condomínio na Quadra 604 Sul, foi descoberto pela equipe de “Caça-fraude” da BRK Ambiental após um trabalho de inteligência que analisa casos suspeitos de fraude. Após verificar indícios da existência de um desvio na tubulação, a equipe escavou a área e encontrou uma ligação ilegal feita diretamente na rede de água. O crime foi registrado pela empresa e notificado às autoridades policiais através de um Boletim de Ocorrência.

Somente neste ano a BRK Ambiental já registrou 521 casos de fraude no sistema de abastecimento de água de Palmas sendo que destes, mais de 180 casos dizem respeito às ligações diretas clandestinas, conhecidas popularmente como “gatos”. Ainda são configuradas como fraudes, por exemplo, quaisquer tentativas de danificar o hidrômetro e o fornecimento de água à terceiros. O furto de água é crime e pode levar o fraudador à cadeia, além de acarretar outras sanções como o pagamento de multa e a cobrança dos valores referentes ao consumo da água furtada.

Riscos e transtornos

O furto de água acarreta ainda uma série de problemas para o abastecimento público e a saúde da comunidade. Quem executa um “gato” não possui autorização para interferir na rede de abastecimento e, ao executar a ligação clandestina, pode deixar essa rede vulnerável a contaminantes que comprometem a qualidade da água oferecida à população. Além disso, a fraude promove o consumo desregrado de água e impacta consideravelmente a oferta e a regularidade do abastecimento, podendo prejudicar sensivelmente vizinhos ao diminuir pressão da rede e dificultar o abastecimento.

Como denunciar

Sempre que o morador notar qualquer ação suspeita na rede de abastecimento de água, ou até mesmo caso seja lhe oferecido algum “serviço” que proponha uma ligação clandestina, ele deve procurar os canais de atendimento da BRK Ambiental e denunciar. A empresa disponibiliza seu aplicativo gratuito, BRK Ambiental, disponível em lojas de aplicativos para smartphone e também deixa seu 0800 6440 195 à disposição da comunidade para que faça a denúncia.

Por: Redação

Tags: BRK Ambiental, Quadra 604 Sul