Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Atendimento do CAR será realizado gratuitamente para proprietários de até 320 hectares

Atendimento do CAR será realizado gratuitamente para proprietários de até 320 hectares Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves Atendimento do CAR será realizado gratuitamente para proprietários de até 320 hectares   Atendimento do CAR será realizado gratuitamente para proprietários de até 320 hectares

Para atender os proprietários rurais do município de Almas que possuem até 320 hectares, a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio de empresa contratada, vai realizar gratuitamente o registro do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O atendimento será iniciado no próximo dia 28, na sede da Prefeitura, e segue até o dia 1º de setembro, de segunda à sexta-feira.

Entre as principais vantagens do CAR estão a comprovação da regularidade ambiental do imóvel; segurança jurídica do produtor rural; acesso ao crédito agrícola; potencial como instrumento para planejamento do imóvel rural; acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA); além da possibilidade de manter ou conquistar certificações de mercado.

A gerente de Informações e Inteligência Ambiental da Semarh, Maria Amélia Maciel, adiantou que o auxílio aos proprietários rurais será realizado em parceria com a Prefeitura. “Também vamos analisar os CAR já realizados pelo município e verificar se algum cadastro precisa ser refeito”, informou. Já a empresa contratada pelo órgão, explicou a gerente, terá a missão de fazer o cadastramento. “Serão cinco dias em que os técnicos estarão disponíveis para facilitar o acesso do homem do campo ao serviço”, destacou.

A expectativa, de acordo com os levantamentos prévios, é que sejam efetivados cerca de 400 registros eletrônicos em Almas. 

CAR

Criado pela Lei 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente – SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa. 

Conforme o Sistema de Informação para a Gestão do CAR (SIGCAR) já foram contabilizados pelo Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Tocantins Legal, 62,20% de cadastros validados pelo registro eletrônico . A porcentagem corresponde a 44.351 propriedades rurais. Já o total de área cadastrada é de 15.014.392,84 hectares.

Os dados podem ser acessados pelo http://site.sigcar.com.br/tocantins/