Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Intensificando as ações de educação sanitária contra o mormo, doença infectocontagiosa, a Agência de Defesa Agropecuária, promove nesta terça-feira, 29, às 19h30min, no Rotary Club de Colinas, uma palestra sobre a zoonose, para produtores rurais, estudantes, agentes de saúde, profissionais ligados ao setor agropecuário e a população em geral.

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, após o descobrimento de um foco de Mormo no município de Palmeirante, a Agência está reforçando o trabalho de conscientização da população dos municípios circunvizinhos através de palestras educativas. “É importante que a população, e, sobretudo, os produtores rurais e profissionais da saúde, participem deste evento para conhecer melhor sobre esta doença, e assim, ajudar a conscientizar outras pessoas sobre os riscos que ela oferece aos animais e ao ser humano”, disse Humberto.

A palestra será ministrada pelo responsável técnico pelo programa estadual de equídeos da Adapec, Raydleno Mateus Tavares que abordará sobre o histórico do Mormo, sintomas, fontes de infecção e transmissão, principais hospedeiros, diagnósticos e formas de prevenção.

Além disso, outros servidores da Agência estarão presentes para esclarecer sobre trânsito de animais. Já o departamento jurídico irá apresentar as legislações que regulamentam e exigem o exame dos animais para participação em eventos e sobre a portaria que suspendem a realização de eventos agropecuários com aglomeração de equídeos em alguns municípios.