Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A insegurança enfrentada pela população de Paraíso do Tocantins foi tema da fala do deputado estadual Osires Damaso (PSC) durante a sessão a vespertina da Assembleia Legislativa do Tocantins na última terça-feira, 29. O deputado fez duras críticas e apontou situações alarmantes que estão acontecendo rotineiramente na cidade.

Damaso pontuou que, após inúmeras tentativas, sem êxito, de levar o problema ao conhecimento do governador do Estado, a alternativa foi levar ao conhecimento do Parlamento a precariedade do policiamento em Paraíso na região do Vale do Araguaia. “Há comércios ‘atrás das grades’, por onde mal conseguem atender o cliente, com medo de assalto. As pessoas estão assustadas!”, colocou, frisando que, mesmo com o sistema de câmeras, vários comerciantes continuam sendo vítimas de roubos e furtos.

O parlamentar também criticou o distanciamento entre as Polícias Civil e Militar. “Temos uma Polícia Civil com poucas condições de trabalho e a Polícia Militar desmotivada devido à prisão de policiais que cumpriam o seu serviço; enquanto isso, um bandido que é preso de manhã, à tarde está solto. O Governo do Estado precisa analisar essa situação”, enfatizou.

A ACIP - Associação Comercial e Empresarial de Paraíso, através de seu presidente, Roberto Maia, emitiu uma carta aberta, nesta quarta-feira (30), na qual mobiliza todas as autoridades para o combate à criminalidade em Paraíso do Tocantins e região do Vale do Araguaia. No documento, há também uma lista anexa com mais de 60 vítimas de assaltos, entre comerciantes e cidadãos comuns.

Prisão de PM’s

Ao citar a prisão de oficiais, o deputado se refere à difícil situação enfrentada pelo Capitão Dianyr Jales e pelo Sargento Doriel, ambos pertencentes ao 8° Batalhão da Polícia Militar, de Paraíso do Tocantins, e que se encontram presos no Quartel do Comando Geral, em Palmas, desde o mês de abril, sob a acusação de práticas criminosas durante operação policial.