Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Portugueses estiveram na Seden para apresentar seu trabalho voltado às soluções tecnológicas para gestão de cidades Portugueses estiveram na Seden para apresentar seu trabalho voltado às soluções tecnológicas para gestão de cidades

Com o propósito de apresentar soluções de tecnologias adotadas na Europa, África e diversos países mundo afora, voltadas para a organização de ambientes rurais e urbanos, representantes da empresa portuguesa Municípia S.A. estiveram, na tarde desta terça-feira, 5, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), em Palmas. Na oportunidade, foram recebidos pelo superintende de Desenvolvimento Econômico, Vilmar Carneiro, e equipe técnica.

Trata-se de uma empresa pública de gestão autônoma, cuja conformação jurídica se assemelha a uma agência pública no Brasil, que tem como acionistas exclusivamente municípios portugueses. Suas operações estão voltadas à produção de dados geoambietais, econômicos e demográficos produzidos com tecnologias de ponta fotogramétricas aérea e terrestre, com tratamento de dados estatísticos, construção de cenários e projeções de resultados e, ainda com caracterização técnica de infraestruturas, detecção remota, desenvolvimento de soluções WebSIG e SIG, estudo e mapeamento de riscos, consultoria, entre outros serviços.

Em sua apresentação, o diretor geral da Municípia, Antônio Fernandes, expôs as principais soluções de que a empresa dispõe para áreas como planejamento na administração pública, na gestão ambiental, na infraestrutura, na agricultura e nos processos produtivos mais refinados tecnologicamente.

Além do superintendente, os empresários foram recebidos pelos diretores Paulo Mendonça, de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos; e Eremilson Leite, de Desenvolvimento Econômico; e pelos gerentes  Alan Rickson e Tarcíco Cruz.