Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Várias reclamações relatadas ao Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintras), fizeram com que a diretoria do sindicato manifestasse junto ao Governo sobre o tratamento dos servidores dentro das unidades de saúde do Tocantins. 

De acordo com o Sintras, entre as reclamações está a implantação do ponto eletrônico na Secretaria Estadual da Saúde e unidades hospitalares, aonde uma categoria profissional está sendo dispensada do registro de ponto, enquanto os demais servidores são obrigados a cumprir com a determinação do gestor da pasta.

Conforme o sindicato, a direção não é contra o registro eletrônico do ponto, desde que a regra seja para todos. “Notamos uma separação com privilégio para algumas categorias, o que não deve acontecer, pois todos fazem parte de uma equipe multidisciplinar, onde a determinação deve ser para todos sem distinção”, retrata o presidente Manoel Pereira de Miranda.

Outro ponto já bastante debatido e discutido é a alimentação nas unidades hospitalares, em que, segundo o Sintras, uma categoria profissional  também está sendo beneficiada com refeições diferenciada. “Isso é inadmissível, todos fazem parte de uma equipe multiprofissional, porque essa distinção agora? Isso é atitude errônea do gestor da saúde”, frisa Manoel Miranda.

De acordo com o sindicato o Ministério Público será acionado para verificação dos fatos, e a Secretaria da Saúde foi notificada na sexta-feira, 14, quanto as questões exigindo do governo atitudes resolutivas quanto as demandas.

Caso não haja atitude por parte do Governo do Estado, o sindicato convocará a base para participar de ações dentro das unidades de saúde. “O intuito é coibir a prática inclusive com orientações a base”, informa o presidente Manoel.