Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Maradona A superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Seden, Noraney Fernandes, abriu a programação da 11ª Primavera dos Museus A superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Seden, Noraney Fernandes, abriu a programação da 11ª Primavera dos Museus

O Governo do Estado, por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) realizou a abertura da 11ª Primavera dos Museus, nesta segunda-feira, 25.  A cerimônia aconteceu no Museu Histórico do Tocantins, o Palacinho, e contou com a presença de alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes e de representantes da comunidade.

Abrindo a programação, a superintendente do Desenvolvimento da Cultura da Seden, Noraney Fernandes, deu boas-vindas a todos e lembrou que a programação é voltada para a rememoração histórica dos museus enquanto expressão do patrimônio cultural. “A proposta é que a comunidade aproveite esses dias para visitar os museus históricos do Tocantins”, reforçou sobre a importância do evento.

A cerimônia contou com a apresentação musical do cantor e compositor tocantinense Dorivã Borges, que lembrou algumas músicas consagradas do seu repertório e que fazem parte da memória popular do Estado como Romeiro do Bonfim, “Passarim do Jalapão” e Taquarulua.

Com exposição, oficinas, visita guiada, contação de histórias e palestras, a programação especial acontecerá, até sexta-feira, 29, em dias alternados no Palacinho e no Memorial Coluna Preste. Os museus funcionarão das 8 às 18 horas.

Primavera

A realização da 11ª Primavera dos Museus é uma parceria entre a Seden e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).  O tema deste ano Museus e suas Memórias tem por objetivo destacar a importância de se valorizar a memória institucional e sua repercussão nas diferentes perspectivas sociais.  

O evento acontece em 417 cidades de 25 estados e Distrito Federal e conta com 2,5 mil atividades cadastradas. No Tocantins, além do Palacinho e do Memorial Coluna Preste outros museus do Estado terão uma programação especial.

Programação

25/09 - Palacinho

15h- Oficina de Fotografia com Graças Cantão.

26/09 - Memorial Coluna Prestes

9h- Apresentação artística dos Foliões de Silvanópolis.

9h20- Explanação sobre a Festa do Divino com Suzana Barros da Abrajet-TO.

9h50 - Explanação sobre traços da Festa do Divino no interior com Marlon Silva, secretário Municipal de Turismo e Cultura de Silvanópolis.

10h- Oficina: Folkmarketing nos cenários das culturas populares com o professor Doutor Severino Alves de Lucena Filho. E lançamento do Livro: Festa Junina em Portugal – Marcas Culturais no contexto do Folkmarketing.

15h- Apresentação dos documentários: “Praça dos Girassóis” e “ Coluna Prestes” para alunos da rede pública.

27/09 - Palacinho

9h- Contação de histórias com Janine Souza, da Brinquedoteca do Hospital Infantil.

15h – Oficina de Origami.

28/09 - Memorial Coluna Prestes

9h- Palestra com o tema: Museus e suas memórias, com o professor Junio Batista.

15h- Oficina de Teatro com o professor Andrey Tomarozzi.

29/09 - Palacinho

9h- Palestra Museus e suas memórias, com o historiador Rivair Tavares.