Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins está presente na  45ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48º Encontro Comercial Braztoa. Iniciados nessa quarta-feira, 27, os eventos são realizados pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), e se estendem até sexta-feira, 29, das 12 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.

Além de uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), nesta edição estão presentes representantes de 22 empresas que fazem parte do trade turístico do Tocantins. Desta forma, além do trabalho de divulgação dos destinos turísticos e atrativos, a Abav traz oportunidades  de negócios para o setor.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Turístico do Estado, James Possapp, esta é uma das melhores participações do Tocantins na feira, em função da presença significativa das empresas. "O governo do Estado tem apoiado a participação em eventos desta natureza por entender que é desta forma que nós vamos avançar no desenvolvimento do turismo", destacou.

Ainda segundo ele, o governo tem incentivado os operadores a se integrarem com outros estados, com o propósito de ampliar suas vendas nas rodadas de negócios. "É vindo a eventos como este que o Tocantins consegue mostrar todos os seus produtos e seu potencial para o Brasil e para o mundo", frisou.

Ainda no primeiro dia de feira, a empresária Cirene de Morais, proprietária de agência de viagens na região turística Serras Gerais, analisou positivamente a presença na Abav. Segundo ela, esta é oportunidade para as empresas da região fortalecerem sua presença no mercado. "Hoje, nas Serras Gerais, somos 14 agências e trabalhamos com 28 atrativos formatados num raio de 230 km, somente há pouco mais de duas horas de Palmas, e a gente trouxe uma proposta nova de turismo de vivência junto com o ecoturismo. Por isso, a nossa expectativa é muito grande de nos colocar no mercado. Aqui já estamos vendo  um retorno, as pessoas estão  em busca disso. Tínhamos uma expectativa e essa expectativa aumentou", comemorou.

Representado agência com atuação em todo o Estado, Eduardo Gomes Paulino, reforçou que tem feito bons contatos para futuras parcerias. "A gente está usando a feira basicamente para aprender um pouco mais com os outros estados e agências, participar das rodadas de negócios e prospectar novos parceiros. Temos percebido um interesse muito grande aqui, principalmente de pessoas de São Paulo e Rio de Janeiro.  Esperamos fechar parcerias, não só a captação dos turistas, mas de agências parceiras para ampliar os negócios", pontuou.

A Abav é uma das mais tradicionais feiras de turismo do Brasil e, de acordo com os organizadores, o sucesso da exposição resulta do diferencial de ser uma feira idealizada por agentes de viagens para os agentes de viagens.