Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza, nesta quinta-feira, 28, a última etapa da seleção estadual para a escolha do representante do Tocantins no programa Jovens Embaixadores. 16 jovens, alunos de escolas públicas estaduais, de instituições de ensino conveniadas e do Instituto Federal de Educação (IFTO) estão concorrendo a uma vaga. Desses, um estudante representará o Tocantins no intercâmbio a ser realizado nos Estados Unidos, no período de 13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018, e três alunos participarão em Brasília, de um Curso de Imersão.

Os jovens candidatos participaram na manhã desta quinta-feira, 28, de palestras e dinâmicas. A prova oral, última etapa da seleção no Tocantins, será realizada no período da tarde, no Centro de Línguas da Seduc.

Guilherme Gandara, da cidade de Lavandeira, Jovem Embaixador 2017, compartilhou suas experiências durante o intercâmbio realizado em janeiro. “A minha principal mensagem para os candidatos é que eles nunca desistam dos sonhos. O programa representa uma oportunidade de conhecimento, de interação com estudantes de várias partes do Brasil”, contou.

Também compartilhou experiências, a estudante Dara Dionísio Martins, do Centro de Ensino Médio Castro Alves, que participou do curso de imersão, na Embaixada Americana, em Brasília.

A superintendente de Desenvolvimento da Educação, Jucylene Maria de Castro Santos Borba Dias, no ato, representou a secretária Wanessa Zavarese Sechim. “Todos vocês são vencedores, foram aprovados em várias etapas da seleção, isso comprova que a escola pública está sendo de qualidade. E vocês estão aproveitando as oportunidades para estudar mais a Língua Inglesa”, frisou. A professora Jucylene aproveitou a oportunidade para agradecer a confiança que os pais depositam nas escolas permitindo que os filhos participem dos diversos projetos realizados pelas unidades escolares.

A coordenadora estadual do programa Jovens Embaixadores no Tocantins, Ediva Oliveira de Farias, destacou que neste ano, 200 estudantes se inscreveram no Estado para participarem do processo. “Promovemos esse momento de integração entre os candidatos para que eles se conheçam”, ressaltou.

A dona de casa, Elzyrene de Melo Damas, mãe de Ana Clara Damas, aluna do Colégio Estadual São José, acompanhou a filha durante as atividades de integração. “Sinto orgulho de minha filha, estou torcendo por ela, pelo seu sucesso. Sempre que posso vou à escola saber o que está acontecendo, os temas que está estudando e conversar com os professores”, frisou.

Concorrentes da mesma sala

Do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, localizado na cidade de Guaraí, três alunos estão participando do processo seletivo. Eles contaram que estão empenhados em estudar para serem jovens embaixadores. São os estudantes, Gabriel Gomes Neves, Vinícius Alves Bandeira e Walter Augusto Macedo Guida, todos os três da mesma turma da 3ª série do ensino médio.

O jovem Vinícius, 17 anos, contou que atua no Grêmio Estudantil, e a oportunidade do programa de intercâmbio deu um novo ânimo aos estudos. “Estamos ansiosos e ao mesmo tempo com esperança de ser um dos três selecionados”, comentou.

O Programa Jovem Embaixador é uma realização da Embaixada Americana.