Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Estudantes do ensino médio da escola estadual Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas/TO trabalham a disciplina de educação financeira nos últimos anos. A escola iniciou o programa de Educação Financeira com as tecnologias desenvolvidas pela AEF-Brasil e os conceitos aplicados por professores de diferentes disciplinas são tema do segundo episódio da série sobre educação financeira apresentada pelo programa “Sua Escola, Nossa Escola”,que vai ao ar nesta segunda-feira dia 2 de outubro, na TV Escola, às 20 horas.

O programa mostrará em seu quinto episódio a construção de uma arquibancada de garrafas pet, projeto desenvolvido pelos alunos do CEM Castro Alves.

O objetivo da série é sensibilizar a comunidade escolar para a importância da Educação Financeira, dando visibilidade a projetos já existentes. Ao mostrar o passo a passo da implementação das propostas, Sua Escola, Nossa Escola – Educação Financeira busca ainda motivar a replicação de ações bem-sucedidas na área, principalmente, em exemplos de aplicações multidisciplinares.

Com cinco episódios de 26 minutos, a sérieé totalmente gravada na escola, por meio de entrevistas com professores, pais, alunos, diretores, coordenadores pedagógicos e outros personagens do cotidiano escolar, que integram o público-alvo deste projeto.

Para Claudia Forte, superintendente da AEF-Brasil, quando o cidadão entende os fatores que influenciam suas escolhas financeiras, consegue equilibrar desejos imediatos com necessidades de longo prazo. “E um dos efeitos é o aumento do hábito de poupar, outro pilar importante da educação financeira. Todos saem ganhando, já que o cidadão financeiramente educado contribui para o bem-estar coletivo, pois, além de tornar o sistema financeiro mais sólido e eficiente, também garante condições melhores para lidar com emergências e momentos difíceis da vida”, conclui.

A parceria entre AEF-Brasil e a TV Escola é um dos pilares do novo Ecossistema de Educação Financeira para o biênio 2017-2018 que prevê a produção de cinco episódios especiais do programa.

Os programas abordarão a Educação Financeira baseada em experiências realizadas em escolas públicas de outras quatro cidades brasileiras: Macapá (AP) Manaus (AM), Joinville (SC), Araguaína, também no Tocantins.

O projeto conta com o patrocínio das empresas Itaú, Abecs, Bradesco, IBM, Visa e KPMG, da Fundação Itaú Social e do Instituto Unibanco.

Os episódios também estarão disponíveis no www.vidaedinheiro.gov.br

Parceria

Fechado em fevereiro de 2017, o acordo entre a AEF-Brasil e a TV Escola vai viabilizar a execução de um projeto transmídia, com foco em educação financeira, que reunirá séries educativas exibidas no canal, além de um plano de gamificação dos conteúdos da Associação e da criação de uma plataforma digital. A ferramenta vai disponibilizar o material da AEF-Brasil a todos os interessados pelo tema e inclui cursos EaD para docentes dos ensinos fundamental e médio.

TV Escola

A TV Escola é o canal do Ministério da Educação, distribuído em multiplataforma, que tem como objetivo democratizar o ensino básico e elevar a qualidade da educação brasileira. Há mais de 20 anos no ar, o canal tem como público professores, coordenadores e gestores escolares, além de alunos da Pré-escola ao Ensino Médio da Rede Pública. Sua programação também procura atender às demandas de pais preocupados com a educação de seus filhos e de todos os interessados em aprender. Ele pode ser acessado através de satélite, parabólica, DTH, TV a cabo e TV Digital, somando mais de 80 milhões de espectadores, além da web, presente em aplicativos para smartphones, tablets, smartTVs e computadores. São 12 milhões de usuários via web, mais de 370 mil seguidores nas redes sociais, 20 mil downloads do aplicativo para tvs conectadas e mais de 180 mil downloads para smartphones. Em sua grade, destaca-se o “Hora do Enem” – programa diário apresentado pelo jovem Land Vieira, com participação de professores experientes e voltado para estudantes que se preparam para o Enem.