Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, reuniu-se nessa terça-feira, 3, em Palmas, com o secretário de Estado da Articulação Política, João Emídio de Miranda, e o secretário de Estado da Infraestrutura e, também, presidente da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO), Sergio Leão. As autoridades discutiram a operacionalização do empréstimo contratado pelo Governo do Estado com a Caixa Econômica, aprovado pela Assembleia Legislativa.

“Buscamos tratar com os secretários a execução do empréstimo do Governo do Estado, e os procedimentos que deverão ser adotados daqui para frente. Quando autorizou a contratação do empréstimo, a Assembleia destacou a necessidade de grandes investimentos de infraestrutura nos Municípios. A ATM quer garantir com o governo a execução das obras em todo o Estado”, disse o presidente da ATM. A Associação mobilizará as prefeituras para a elaboração de projetos a serem enviados à AGETO.

Termo

ATM e Governo do Estado devem firmar nos próximos dias um Termo de Cooperação Técnica para a operacionalização do empréstimo, com vistas a favorecer a execução do projeto e a participação efetiva dos Municípios no processo. Os recursos contratados serão na ordem de R$ 453 milhões, para investimentos em obras e patrimônio público. A Assembleia Legislativa discutiu e aprovou que parte do dinheiro será destinado às obras de infraestrutura urbana nos Municípios, sendo mais de R$ 1 milhão para cada município, em pavimentação asfáltica, construção de calçadas, meios-fios, sarjetas e sinalização de transito.

Presenças

A reunião contou ainda com a participação do superintendente de Planejamento, Sergislei Moura, e dos prefeitos Fernandes Rodrigues (Figueirópolis) e Onassys Costa (Jaú do Tocantins). A ATM enviará os valores a serem investidos para cada Município, além de mobilizar as gestões municipais para o levantamento das prioridades de cada cidade.