Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A aluna Brenda Cassago de Assis, que cursa o 3ª ano do ensino médio na Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, em Palmas/TO, está participando das seletivas da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA). A estudante, que teve um bom desempenho na primeira etapa, irá disputar a próxima fase no dia 23 de outubro.

Inscrever a aluna na IOAA foi uma ideia do professor de Física da Escola, Michel Monteiro Matos. “Acho muito importante apresentar para os alunos novos panoramas que envolvam a disciplina, para que eles se interessem pela vida acadêmica. Percebi que a Brenda tinha potencial para participar da prova”, comentou o professor que inscreveu seis alunos da Escola na competição.

Alternando a rotina de estudos entre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a IOAA, Brenda Cassago está animada em participar da Olimpíada. “Fiquei muito surpresa com o resultado, estou reforçando os estudos para participar da segunda fase da competição. Nunca tinha visto ninguém participar de uma olimpíada internacional, para mim, chegar até aqui é muito gratificante”, pontuou.

Brenda ressalta ainda a importância do professor no processo. “Se não fosse o incentivo do professor Michel eu não teria participado da IOAA. Ele foi decisivo no meu desempenho e dos meus colegas”, afirmou.

De acordo com o regulamento da competição, os participantes classificados na primeira fase farão um pequeno simulado e três provas on-line entre outubro e dezembro. Após a terceira prova on-line, serão selecionados cerca de 150 alunos com as maiores médias nas provas para fazerem, em março, uma prova presencial. Dos candidatos, cerca de 20 alunos serão classificados para receber treinamento intensivo a distância.

Ao final dessas etapas, serão selecionadas duas equipes que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA).