Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lauane dos Santos

Foto: Lauane dos Santos

Acontece nessa quarta-feira, 25, em Augustinópolis, a reunião temática da IV Conferência Regional de Igualdade Racial, que este ano adotará o tema “O Brasil na Década dos Afrodescendentes: Reconhecimento, Justiça, Desenvolvimento e Igualdade de Direitos”. As inscrições para a participação de interessados serão recebidas até meio-dia desta terça, 24, por meio do site da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) ou no credenciamento do evento.

O encontro será realizado no Centro Educacional Santa Rita, a partir das 14 horas, em uma realização do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), juntamente com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio de sua Diretoria de Direitos Humanos e Gerência de Promoção da Igualdade da Igualdade Racial, em parceria com outros parceiros governamentais e não-governamentais. Toda a comunidade é convidada a participar e debater propostas que contemplem a realidade local da região do Bico do Papagaio.

Araguaína

Logo após a finalização da reunião temática em Augustinópolis, prevista para finalizar por volta das 19h, os realizadores do evento seguirão para Araguaína, onde será realizada a reunião no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Cimba, no dia 26, também às 14 horas. Os participantes de ambas as reuniões receberão certificação de seis horas.

Nas reuniões serão abordados quatro eixos temáticos, na perspectiva do enfretamento ao racismo institucional. São eles: Do Reconhecimento dos Afrodescendentes; Da Garantia de Justiça aos Afrodescendentes; Do Desenvolvimento dos Afrodescendentes; e Discriminação Múltipla ou Agravada dos Afrodescendentes. Os eixos serão apresentados em um painel central e discutidos em grupos de trabalho, assegurando, assim, o debate entre os participantes.

Preparatórias

As duas primeiras reuniões aconteceram em Gurupi e Porto Nacional e as próximas serão realizadas nas cidades de Dianópolis, em 31 de outubro, e Arraias, no dia 07 de novembro. As reuniões temáticas são preparatórias para a VI Conferência Estadual de Igualdade Racial, a ser realizada em Palmas, no mês de novembro, que por sua vez prepara para a IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (IV CONAPIR), em maio de 2018 em Brasília.