Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação Adapec

Na manhã desta quinta-feira, 26, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) interditou uma propriedade rural por abate clandestino de bovinos, no município de São Bento do Tocantins, na região extremo norte do estado, a 548 km de Palmas. A ação partiu de denúncia anônima feita na Ouvidoria Geral do Estado, onde foi relatado que havia mau cheiro e funcionamento de abatedouro clandestino. O proprietário foi multado em R$ 5 mil. Também participaram da operação, a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

No ato da fiscalização foi constatado o abate de animais sem a menor estrutura e sem as mínimas condições higiênico-sanitárias, além de ferir as normas de bem estar animal. “Suspeitando que a carne era comercializada nos açougues da região, encaminharemos essa demanda à Vigilância Sanitária para que  proceda com a fiscalização no comércio varejista de alimentos”, explicou o inspetor de defesa agropecuária da AdapecDwany de Souza Carvalho, citando a Lei Estadual nº 3136 de 14 de setembro de 2016, que institui a obrigatoriedade de supermercados e açougues divulgarem a origem das carnes comercializadas.

O responsável pelas irregularidades relatou que os animais eram abatidos numa estrutura precária ou no próprio curral e as carcaças abatidas eram depositadas sobre a palha e transportadas sem refrigeração e sem as condições higiênicas até o comércio. 

De acordo com o presidente da Adapec, Humberto Camelo, a comercialização clandestina de produtos de origem animal, além de causar prejuízos econômicos põe em risco à saúde pública. “A população tem colaborado com as nossas ações e está mais consciente da importância de exigir produtos de qualidade para o consumo”, alerta.