Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Marlon Reis é idealizador da Lei da Ficha Limpa

Marlon Reis é idealizador da Lei da Ficha Limpa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Marlon Reis é idealizador da Lei da Ficha Limpa Marlon Reis é idealizador da Lei da Ficha Limpa

Durante a sessão desta terça, 31, o vereador Tiago Andrino (PSB) apresentou o Projeto de Lei que concede o título de Cidadão Palmense ao ex-juiz Marlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa. Para o parlamentar, a contribuição de Marlon para a política brasileira e seu papel na transformação de velhas práticas políticas o credenciam a receber a honraria. 

"O Marlon é tocantinense de Pedro Afonso e para nós é uma alegria que ele tenha voltado a ser morador de Palmas. É um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, e nos ajudou na elaboração do projeto em nível municipal. É meu amigo e muito admirado por todos que querem ver uma transformação na política. Sem dúvida é um grande cidadão que merece ser homenageado pela sua contribuição social”, pontuou. 

Perfil

Márlon Jacinto Reis, 47 anos, tocantinense de Pedro Afonso, é advogado especialista em Direito Eleitoral e Partidário e com atuação nos Tribunais Superiores. É Doutor em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidad de Zaragoza, Espanha.

É um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa, que impede a participação eleitoral de candidatos que tenham sofrido condenações criminais em âmbito colegiado. A lei, fruto de uma iniciativa popular, foi aprovada após a coleta de 1,6 milhões de assinaturas e a mobilização de outros milhões de brasileiros. A lei já barrou mais de 1.200 candidatos em todo o Brasil.