Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema “Trabalho Escravo Hoje: Realidade e Desafios”, será realizado na quinta-feira, 09, o Seminário do Trabalho Escravo Contemporâneo. O credenciamento para o evento, promovido pela Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae), e apoiado pela Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), iniciará às 18h, no Auditório Cuíca, na Universidade Federal do Tocantins (UFT).  

O seminário contará com a presença dos palestrantes Tiago Cavacanti, procurador Regional do Trabalho e coordenador Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho (Conaete/MPT), e André Roston, chefe da Divisão e Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae/MPT). Ambos irão abordar sobre os conceitos e a importância da discussão de ações preventivas contra o trabalho escravo. A delegada chefe do Serviço de Repressão ao Trabalho Forçado na Policia Federal, Gabriela Madri, também fará parte do evento e trará o debate sobre os desafios e os trabalhos realizados pela Policia Federal no combate ao trabalho degradante.

Frei Xavier Plassat, vice-presidente do Coetrae/TO e organizador do evento, destacou que na atual realidade em que o Brasil vive, é necessário um debate árduo em torno da continuidade ao combate do trabalho escravo e com relação aos direitos trabalhistas. “A comunidade precisa se informar sobre o que está acontecendo, por isso nesse evento contamos com profissionais que vão esclarecer e trazer uma discussão coerente sobre o assunto”, declarou.

O debate será aberto para a comunidade em geral e tem como público-alvo estudantes, membros de movimentos sociais e profissionais do Sistema de Justiça. O evento contará com um certificado de quatros horas.

Coetrae

A Coetrae tem como objetivo coordenar e avaliar a implementação das ações previstas no Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. Também compete à Comissão acompanhar a tramitação de projetos de lei no Congresso Nacional e avaliar a proposição de estudos e pesquisas sobre o trabalho escravo no país.