Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Danilo Gomes/Divulgação Oito continuam foragidos Oito continuam foragidos
  • CIOPAER/TO auxilia forças de segurança nas buscas pelos foragidos / Créditos SSP/TO

Uma investigação, com o acompanhamento da Justiça, e um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) foram abertos para apurar as causas e as circunstâncias que levaram presos da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP) fugirem da unidade prisional na noite do último domingo, 05, após terem escavado um túnel e evadido do local por meio de um buraco feito no muro com a utilização de explosivos.

Antes da sua posse como titular da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), na tarde de segunda-feira, 06, no Quartel do Comando Geral (QGC), em Palmas, o coronel Glauber de Oliveira Santos disse à imprensa que na CPPP não se produz explosivos, então esse material deve ter entrado de alguma forma. “Já adotamos medidas de apuração, tanto da parte criminal como da parte administrativa. Temos que apurar para não cometer injustiças. Igualmente, já adotamos novos procedimentos para tentar impedir a entrada de objetos ilícitos”, avisou.

Dos 12 homens que conseguiram deixar a unidade, quatro foram recapturados na mesma noite e oito ainda estão foragidos. Neste momento, o Sistema Penitenciário trabalha em conjunto com todas as demais forças de segurança, a Polícia Civil e Polícia Militar, no sentido de capturar os presos que fugiram.

CIOPAER Auxilia nas Buscas 

Desde a noite do último domingo, 5, a equipe multimissão a bordo do helicóptero do Centro Integrado de Operação Aéreas (CIOPAER/TO), atua nas buscas aos foragidos da CPPP.

O CIOPAER apoia as equipes dos órgãos de segurança pública, os quais são compostos por integrantes da Secretaria da Cidadania e Justiça, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Metropolitana de Palmas. Estão sendo realizadas varreduras, à baixa altitude, nas áreas de mata, bem como apoio nas abordagens em propriedades rurais e a veículos suspeitos.

A operação integrada segue de forma ininterrupta até a captura de todos os fugitivos.