Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação / Semarh

Foto: Divulgação / Semarh

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), numa ação visando a constante qualificação de seus técnicos, está presente no XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia, que teve início no dia 6 de novembro e segue até esta quinta-feira, 9, na Escola Naval – cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Estão participando do evento dois técnicos da Gerência de Informação e Inteligência Ambiental: o assistente administrativo Ícaro Gonçalves Santos e a geógrafa Lindyce Fernandes da Silva.

O Congresso Brasileiro de Cartografia é realizado pela Sociedade Brasileira de Cartógrafos (SBC) a cada dois anos, ininterruptamente desde 1961, e atua como catalisador da comunidade produtora e usuária da Cartografia, permitindo às empresas e aos profissionais da área trocarem suas experiências.

A gerente de Informação e Inteligência Ambiental da Semarh, Maria Amélia Fernandino Maciel, explica a importância da participação neste evento: “O Congresso Brasileiro de Cartografia e Exposicarta, um dos eventos mais antigos da área, reúne bianualmente os maiores especialistas e responsáveis por toda a cartografia brasileira, como Exército, Aeronáutica, Marinha, IBGE, Ministério da Defesa dentre outros. Então é de extrema importância a participação de técnicos de estado envolvidos com assuntos geográficos e de uso da cobertura vegetal”.

Além disso, “é um espaço rico para troca de experiências e manter contato com técnicos responsáveis pela cartografia brasileira e assim contribuir para atualizações e melhorias das bases estaduais, além de conhecer as tecnologias mais avançadas e modernas para o mapeamento, monitoramento de cobertura vegetal, gestão territorial e mais recentemente buscar as melhores tecnologias para melhoria das bases de referência do Cadastro Ambiental Rural – CAR e gestão ambiental baseada em inteligência geográfica”, destaca a gerente.