Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Igor Flávio

Foto: Igor Flávio

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio dos residentes do curso de Enfermagem Obstétrica, promovem o I Seminário de Integração do Cuidado Responsável em Saúde Materno Infantil. O evento ocorrerá no Auditório Cuica, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), nos dias 7 e 8 de dezembro, mas os interessados em participar do evento devem se inscrever pelo endereço eletrônico do FormeSUS .

De acordo com a coordenadora da Residência em Enfermagem Obstétrica, enfermeira Mayane Vilela Pedroso, o evento será um espaço amplo de discussão e construção científica sobre a rede de atenção materno infantil para desenvolvimento e articulação da rede de atenção em saúde na região Capim Dourado. “Queremos fortalecer a capacidade técnica e a qualidade da assistência, articulando e promovendo ações de enfrentamento à mortalidade materno infantil", explica. Toda a programação foi pensada visando contribuir de forma efetiva para a consolidação do trabalho da enfermagem dentro do Sistema Único de Saúde, destacou Mayane.

Na programação estão previstas apresentações de painéis sobre os temas Humanização do Parto e Nascimento – mediação do médico Hugo Sabatino; Empoderamento das Mulheres – mediação enfermeira Adriana Tanese; e Emoções do Parto e no Parto – mediação da enfermeira Joseanne Cristina Roque; além de debates, mesas redondas, oficinas e palestras.

Dentre os palestrantes do Seminário está a psicanalista, filosofa, mestre em Ciências da Religião, Adriana Tanese Nogueira. A profissional que atua nos Estados Unidos é especialista também em life coach, terapeuta transpessoal, intérprete de sonhos, terapeuta florais de bach, autora de várias publicações, educadora perinatal e fundadora da Organização Não Governamental “Amigas do Parto”. O médico ginecologista, Hugo Sabatino, que é formado na Universidade Nacional de Cordova (Argentina), com doutorado na Universidade da República do Uruguai e Livre Docente na Universidade Estadual de Campinas (SP), participará da mesa redonda sobre “O cuidado colaborativo na assistência materno infantil”. (Secom Palmas)