Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Em Araguaína, a Prefeitura realizará testes rápidos para HIV nas unidades básicas de saúde (UBS) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A partir das 8 horas, será realizada uma blitz educativa, no cruzamento entre as avenidas Cônego João Lima e Neblina, no Centro, em parceria com a Pastoral da Aids.

De acordo com a enfermeira do município, Mariane Freitas, os testes são disponíveis para a população em geral, conforme horário de atendimento da cada unidade. “Para realizar o teste é necessário que a pessoa disponha obrigatoriamente de um documento de identificação com foto”, explicou.

A enfermeira explicou ainda que, para quem não conseguir realizar o teste no dia 1º, pode agendar na UBS que a pessoa frequenta. ”É importante salientar que haverá em todo mês de dezembro atividades educativas e realização de testes rápidos nas UBS, mas somente conforme agendamento”, disse.

A Campanha Municipal é realizada pela Secretaria da Saúde, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde, através do Programa Municipal DST/AIDS.

Dezembro Vermelho

Através da lei de nº 13.504, aprovada pelo Senado Federal, foi instituída a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. O mês da campanha passou a ser chamado de Dezembro Vermelho. Todos os anos, neste período, as campanhas de prevenção da doença são intensificadas.