Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foi realizada em Gurupi nessa quinta-feira, 30, a formação definitiva do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, o quinto colegiado de gestão de bacias hidrográficas do Tocantins. O processo de criação, mobilização e eleição que culminou na formação do Comitê foi coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A cerimônia aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Gurupi.

Foram empossados 32 membros representantes dos segmentos Sociedade Civil Organizada, Poder Público e Usuários de Água. Além disso, Asafe Gomes foi eleita presidente do Comitê, no pleito que também indicou os demais membros da mesa diretora.

A presidente eleita ressaltou que em seu mandato pretende beneficiar todos os municípios e que sua prioridade será a realização de diagnósticos para a recuperação das nascentes  e o levantamento das questões do uso da água. “A gente vai trabalhar em conjunto, sempre dando disponibilidade para todos os municípios sugerirem algumas demandas para determinar conjuntamente qual a mais importante, qual o procedimento correto para darmos continuidade e buscar parcerias, não só com o poder público, mas também com usuários interessados e entidades. Tudo isso lembrando sempre da importância do uso correto e limitado da água, conscientizando e promovendo a capacitação de gestores dos municípios com relação a diagnóstico, método e forma de uso sustentável da água e trabalhando com a população”, disse.

Integrante do segmento de Usuários da Água, Wanderley Bravim, gerente operacional da BRK Ambiental Regional Sul, vê com bons olhos a iniciativa de criação do Comitê voltado para a região sul do Tocantins. “As principais metas que vislumbramos é o cuidado com os mananciais e a garantia de oferta de água nos próximos anos. Temos consciência de que será um trabalho a curto prazo para a identificação das áreas degradadas;  a médio prazo para formulação de diagnósticos, políticas e ações voltadas a recuperação e a longo prazo para a formação das pessoas na preservação como modo sustentável”, declarou.

Juliene de Carvalho Silveira, representante da Associação Santa Luzia, destacou a criação do Comitê como uma esperança de melhoria para o Assentamento P.A de Jaú Tocantins onde vive. “A população vem sofrendo com a falta de água, que aumenta progressivamente nos últimos tempos”, lamentou. A Associação integra o Comitê entre os membros do segmento Sociedade Civil Organizada.

O diretor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Gurupi, professor Marcelo Terra, disse, demonstrando o apoio das universidades da região ao colegiado, que “a partir de agora as instituições de ensino terão uma participação maior através do monitoramento e assistência técnica na revitalização dos rios Santa Tereza e Santo Antônio. O próximo passo será a elaboração do plano de ação e partindo dele estaremos prontos para dar o aporte científico e técnico para atendimento das metas estabelecidas”.

Já o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, pontuou em sua fala que “o sucesso da gestão dos recursos hídricos está na parceria e descentralização das Bacias; a Política Estadual de Recursos Hídricos se consolida com a criação do Comitê de Bacias, por ser uma política moderna, pública, inteligente, com o poder de centralizar as ações e competências e com isso avançamos bastante porque não esperamos apenas do poder público a resolução dos problemas, contamos com a responsabilidade e participação dos três segmentos envolvidos”.

Representando o Governo do Tocantins, o subsecretário da Semarh, Fabio Lelis, afirmou que a secretaria acredita na capacidade dos Comitês e parceiros em gerar resultados positivos economicamente e principalmente na minimização dos problemas hídricos. Ele alertou que “a situação hídrica no Tocantins, no Brasil e no mundo é uma questão que deve ser entendida por todos e que cada um tem que fazer a sua parte”. O gestor ainda mencionou os esforços da Semarh pela recuperação de nascentes, com o Projeto Olho D’Água, e anunciou a construção de mais 2.200 barraginhas em 2018, com a continuidade do Projeto Barraginhas.

Estiveram presentes na cerimônia representantes dos segmentos envolvidos, entre eles o subsecretário da Semarh, Fábio Lélis, o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da pasta, Aldo Araújo Azevedo, representando o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira, o chefe de Gabinete da Prefeitura de Gurupi, Antônio Carlos Barbasia, o vereador Valdomiro Rodrigues, a reitora do Centro Universitário UnirG, Lady Sakay, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Benfica, professora e membro do Comitê Cristina Bueno, representando a Universidade Federal do Tocantins (UFT) de Gurupi, o diretor do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – Campus Gurupi, Marcelo Terra, e a coordenadora da Regional de Gurupi do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Eliane Magalhães.