Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Queila Oliveira

A apresentação de dança oriental, com a facilitadora de dança da Escola Municipal Meu Castelinho, Mariza Lorrane, encheu os olhos da criançada, que acompanhou os movimentos e passos da dançarina. Assim, com muitas cores e lutas, foi a solenidade de abertura da Copa Araguaína de Karatê, no último sábado, 2, na Escola Municipal Casemiro Ferreira Soares.

Além de atletas de Araguaína, de projetos esportivos como o “Karatê como é, na escola e para todos” e “Libertando Vidas com o Esporte”, participaram mais de 100 karatecas de Porto Nacional, Palmeirante, Palmas, Pedro Afonso e Carolina (MA).

Um deles foi José Vitor Vieira Borges, de 10 anos, faixa verde. Ele contou que o esporte faz com que tenha mais disciplina no dia a dia. “As artes maciais me dão controle de tudo que eu faço, gosto muito”.

Os campeões das categorias 5 a 10 anos, de 11 a 12, de 13 a 14, de 16 a 17, 18 a 21 e acima de 22 anos serão apresentados em evento para a entrega de troféus ainda esta semana. Todos os atletas disputaram na modalidade Kumite, com divisão de peso e faixas.

Capital do Karatê

O secretário da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley Oliveira, destacou que a copa foi uma preparação para o grande evento do próximo fim de semana. “Essa semana somos a Capital Brasileira do Karatê e isso nos engradece muito. Tudo que está sendo feito é em prol do esporte e das famílias araguainenses”, completou.

O vice-presidente da Conferência Brasileira de Karatê, Hermes Queiroz, disse que o evento ficará marcado na história do esporte em Araguaína. “Outras cidades queriam sediar o evento, como Ribeirão Preto (SP), mas com o empenho do gestor da cidade, Ronaldo Dimas, e pelos projetos existentes, Araguaína foi a escolhida”, explicou.  

Estiveram presentes também na copa o deputado estadual Elenil da Penha, o presidente do Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável, Tiago Dimas, e vereadores.

Pré-Olímpico

O 1º Pré-Olímpico de Karatê acontece entre os dias 7 e 9 deste mês, no ginásio poliesportivo do Centro Universitário Itpac.  O campeonato terá as finais transmitidas ao vivo em rede nacional pelo canal Sport TV, às 10 horas. O evento descobrirá talentos para participar da Olimpíadas Internacionais em Tokyo, no Japão, em 2020.

Conforme a CBK, os primeiros colocados de cada categoria do Pré-Olímpico participarão de um ranking especial, onde serão definidos representantes do Brasil para participarem também do campeonato. As disputas são nas categorias Kata, nas modalidades masculina e feminina, e Kumite, também nas modalidades masculina e feminina.