Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Forças de Segurança apresentaram na manhã desta segunda-feira, 4, no Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas/TO, os resultados da Operação Paz Social. Além da Polícia Militar, a Operação reuniu integrantes da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Segurança Pública de Palmas por meio da Guarda Metropolitana e Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade, Vigilância Sanitária e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, contando com o apoio do Grupo Energisa de Palmas.   

Com o objetivo de inibir as práticas delituosas como tráfico de entorpecentes, prostituição infantil, porte de ama de fogo, perturbação do sossego alheio, dentre outros crimes, a Operação esteve presente nos bares da cidade. As atividades iniciaram na última sexta-feira, 1º, e terminaram na madrugada de domingo, 03, sendo 20 bares abordados. A operação contou com um efetivo de 80 pessoas entre policiais civis e militares, guardas metropolitanos, agentes de trânsito e técnicos de vigilância sanitária e postura. Outra ação realizada simultaneamente à operação foi a vistoria de possíveis furtos de energia naqueles estabelecimentos visitados.

Resultados

“A Polícia Militar fez um levantamento para subsidiar as ações dos demais órgãos. Nos finais de semana é elevado o índice de pessoas fazendo reclamações de bares. A sociedade quer uma solução. A integração entre as forças de segurança é a resposta de que estamos buscando para solucionar os problemas apontados pela população” afirmou o chefe do estado-maior da PM, coronel Marcelo Falcão Soares.

O delegado geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira Cargo, informou que a Instituição tem interesse em continuar participando de outras operações. “A intenção é incomodar quem incomoda a sociedade. Portanto nós estaremos junto com as demais forças de segurança, agindo de maneira perene, no combate às ações criminosas”, declarou o delegado geral. Para o secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Palmas, o major bombeiro Leonardo Gomes, a operação, realizada inicialmente no primeiro semestre deste ano, será recorrente a partir de agora. “As ações conjuntas serão contínuas, principalmente em eventos que estejam perturbando o sossego da população”, argumentou.

 Balanço da Operação

A Polícia Militar abordou 66 veículos e 108 pessoas, nos bares e proximidades. A Polícia Civil registrou nove flagrantes, sendo quatro por poluição sonora, quatro por embriaguez ao volante e um por venda de bebida alcoólica para adolescente. Também foi realizada a apreensão  de material entorpecente que estava com um adolescente. O Corpo de Bombeiros registrou 12 notificações, sendo quatro autuados por diversas irregularidades, dentre elas problemas com extintores. Já a Vigilância Sanitária em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano apresentaram 11 notificações, sendo que seis bares foram interditados.

Trânsito

Foram realizadas duas blitze e várias abordagens aleatórias nas proximidades dos bares fiscalizados:

Carros:  54

Motos :   27

Removidos

Carros: 03

Motos:   03

Testes de Etilômetro

Total: 73

Negativos: 60

Recusas  9

Positivo para crime: 04, sendo que cinco motoristas foram conduzidos para a Central de Flagrantes da Polícia Civil.